Dicas E Artigos

Chame a criançada para a cozinha!

É hora de passar o avental. Aproveite para promover alguns hábitos saudáveis enquanto se diverte em família.

Muitas pessoas mandam as crianças saírem da cozinha enquanto estão preparando uma refeição. No entanto, cozinhar juntos não só ensina às crianças sobre os alimentos, como também aumenta o apetite delas para diversos alimentos saudáveis, de acordo com Susan B. Roberts, cientista da Universidade Tufts (EUA).

“Crianças que cozinham se sentem mais confortáveis em comer alimentos novos e saudáveis quando foram eles quem prepararam, sentiram seu cheiro durante o processo e fizeram parecer saborosos”, diz Roberts.

As crianças podem começar a ajudar na cozinha desde pequenas – até mesmo com dois anos de idade. “Minha filha me ajuda a preparar salada desde essa idade. Ela lavava e rasgava as folhas de alface, depois misturava com ingredientes de acompanhamento. Passávamos um ótimo tempo juntas enquanto ela o fazia”, afirma. Com três anos, as crianças podem ajudar a preparar um café da manhã saudável, fazendo um bolo de cenoura. É possível misturar os ingredientes na tigela antes de ir à batedeira ou liquidificador ou ajudar a transferir a massa para o tabuleiro antes de assar.

Outra boa opção de alimento para as crianças prepararem é pizza. Faça rapidamente uma fornada de massa de pizza (ou compre já pronta) e peça para as crianças adicionarem molho de tomate e outros ingredientes saudáveis, como queijo com teor de gordura reduzido, pimentões, cogumelos, cebola, tomates picados e até mesmo pedaços de abacaxi.

Roberts sugere ainda evitar os livros de culinária dirigidos às crianças. Segundo a cientista, é melhor escolher as receitas simples dos livros para adultos. “O mais importante é preparar alimentos que tenham um gosto bom. Os livros infantis geralmente são muito simplificados, ao ponto de não produzirem alimentos gostosos”. Se você estiver junto para entender a receita (e para fazer as atividades mais perigosas, como usar facas afiadas, o fogão ou o forno), praticamente qualquer receita adulta funciona bem com crianças.

Cozinhar junto permite, tanto aos pais quanto aos filhos, aproveitar os alimentos saudáveis e a desenvolver práticas culinárias. “A única forma de aprender a cozinhar é praticando”, diz. “Ao deixar seus filhos participarem na cozinha, você não só está tendo uma boa oportunidade de conviver, como também dá a eles as experiências necessárias para poderem se alimentar de forma saudável no futuro”.