Dicas E Artigos

Cozinhaterapia: a receita para aliviar o estresse

Os alimentos trazem inúmeros benefícios para quem os come – e também para quem os prepara!

Você teve uma semana daquelas: reuniões importantes no trabalho, problemas familiares, contas para pagar. Nessas horas, nada como uma boa cozinhaterapia. Um tempo só seu para preparar uma receita diferentona, mais sofisticada. Ou um prato que exija um pouco de trabalho manual mais intenso. Acredite, isso pode fazer o estresse desaparecer!

O que é

A cozinhaterapia nada mais é do que a culinária como forma terapêutica. Cozinhar pode relaxar, além de ajudar a pensar melhor. Você mantém o foco durante o preparo de alguma receita e ainda é desafiado a improvisar, tomar decisões e cumprir várias tarefas ao mesmo tempo.

Com tanta coisa acontecendo, os problemas do dia a dia são deixados de lado. Além disso, a atividade pode ter um aspecto restaurador e ainda ajudar a retomar e fortalecer os laços com a família. Nada como cozinhar aquele jantar especial à dois ou passar uma tarde divertida com os filhos fazendo seu prato favorito.  

Como funciona

Muitas pessoas creem que cozinhar de mal humor afeta o sabor da comida e pode até causar males à saúde. Mas, crenças à parte, nada melhor do que preparar a própria refeição e se deliciar não apenas com o resultado, mas também com o processo.

Abra a geladeira, veja quais ingredientes possui e procure por uma receita que se adapte à realidade do momento. Coloque aquela playlist com as suas músicas favoritas para tocar e comece: corte, pique, descasque e misture. O mais importante é focar naquele momento, não importa o ritmo ou velocidade em que você cumpre a tarefa!

Compartilhar, oferecer e receber comida nos deixa relaxados. É um momento de nutrição, mas também de interação. A sensação de prazer e confiança vai tomar conta. Deixe a preguiça de lado e tente hoje!