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Alimentação consciente

Concentre-se na sua refeição, não no celular!

Almoçar falando ao telefone ou conferindo a lista de coisas a fazer pode parecer efi ciência; no entanto, fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo (ser multitarefa) pode levá-lo a comer mais rápido ou mais do que você realmente quer, além de fazer você perder o prazer da experiência.

 

Comer mais devagar ajuda a se conectar com sabores, reconhecer quando está satisfeito e aproveitar tudo o que está envolvido na alimentação: o alimento, o ambiente e a companhia. Não é surpreendente que as pessoas que fazem alimentação consciente tendam a consumir (e a pesar) menos do que aquelas que estão, com frequência, distraídas enquanto comem.


O QUE FAZER


Aproveite mais o tempo. Fazer com que suas refeições durem mais pode ajudá-lo a se alimentar com consciência e aumentar o prazer. 

 

Marque seu tempo. Utilize um cronômetro (por exemplo, do seu celular) para marcar quanto tempo, normalmente, você demora para almoçar. No próximo almoço, adicione cinco minutos.


Seja um seguidor. Se estiver comendo com outras pessoas, acompanhe quem for mais lento para comer e aproveite a conversa e a companhia.​


Pare, dê pausas. Pouse o garfo no prato enquanto você mastiga e confira: você está gostando da comida? Está se sentindo satisfeito?

 


ESTA SEMANA
Experimente uma alimentação consciente. Escolha uma das estratégias acima. Experimente usá-la em três refeições. Decida quando e onde você vai fazer isso e se fará em casa ou em um restaurante. Programe o despertador ou um lembrete no celular para lembrá-lo de praticar a estratégia que escolheu, nos dias e horários que você determinou.