Dicas E Artigos

10 atitudes sustentáveis que vão ajudar o meio ambiente e seu bem-estar

Você pode ajudar o planeta e ainda impulsionar sua jornada.

Algumas atitudes diferentes no dia a dia podem impactar positivamente o planeta, se feitas por todos. Faça sua parte e impacte também sua jornada de saúde, bem-estar e emagrecimento!

1. Vá de bicicleta

A padaria fica ali na esquina? Seu destino fica a apenas duas quadras? Esqueça o carro e comece a pedalar. Você ganha PontosFit com o exercício, se diverte e ainda polui menos.

2. Dê carona

Para distâncias maiores, fica difícil usar a bicicleta. Mas você pode contribuir também diminuindo o número de carros nas ruas. Combine com os vizinhos que trabalham no mesmo bairro ou em locais que fazem parte do seu caminho e revezem uma carona!

3. Cultive em casa

Plantas, temperos, flores. Uma das formas de ser mais sustentável é criar seu próprio jardim ou horta. Mora em um apartamento? Não tem problema: monte um jardim vertical! A jardinagem é uma atividade terapêutica e ainda ajuda o meio ambiente.

4. Um dia vegetariano

Calma, você não precisa parar de comer carne! Mas, se experimentar deixar de consumi-la apenas um dia na semana, já vai sentir os efeitos positivos - no corpo e no bolso!. O meio ambiente também agradece, já que para produzir cada quilo de carne é preciso gastar mais de 10 mil litros de água! Além disso, o desmatamento, fruto de áreas de pasto, cresce exponencialmente a cada ano.

5. Reduza alimentos industrializados

Ao deixar de consumi-los, você exclui os conservantes do seu dia a dia e ainda reduz a quantidade de lixo produzido (através de embalagens plásticas usadas para armazená-los).

6. Recicle

Criar esse hábito é bem fácil. Separe o lixo orgânico do reciclável e busque instituições e projetos em sua cidade que fazem a coleta seletiva.

7. Use as escadas

Geralmente, essa dica é dada para quem quer começar a se mexer mais. Apesar disso, o conselho também ajuda na economia da energia gasta pelos elevadores!

8. Use menos papel e utensílios descartáveis

Diga não a talheres e copos de plástico – a produção desses itens exige uma grande quantidade de água e eles demoram de 250 a 400 anos para se decompor na natureza! Já quando falamos de papel, estamos protegendo as florestas. Em tempos modernos, tente substituir impressões pelo uso de celulares, tablets e notebooks no trabalho.

9. Engaje-se

Você já pensou em ser voluntário? Escolha uma causa com a qual se identifique e comece já. Você vai aprender muito, fazer novos amigos, se afastar do tédio, renovar as energias e, quem sabe, cuidar do meio ambiente! Existem muitas organizações dedicadas a ações que ajudam o planeta, como doação de livros, educação e conservação da natureza. Doe um pouco do seu tempo e faça acontecer!

10. Incentive a iniciativa privada

Sustentabilidade também deve fazer parte do mundo corporativo. Se você é um empreendedor, apoie pequenos produtores locais, por exemplo. Se você trabalha em uma grande empresa, incentive seus colegas a terem atitude mais conscientes, ou mesmo converse com a área responsável sobre parcerias com outras organizações em prol do meio ambiente. Não há nada mais satisfatório do que fazer o bem!