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Alimentação consciente

Aprecie todos os momentos e suas refeições. Mude sua maneira de comer.

Alimentar-se conscientemente é mudar toda a forma como vemos – e comemos – os alimentos. É saber apreciar suas cores, sabores, texturas e aromas, entender os sinais de fome e saciedade que o corpo nos dá, descobrir que o momento das refeições é também um momento reservado para o seu bem-estar.

Mudar a forma como fazemos as refeições é também um importante passo dentro do processo de perda de peso. Quando fazemos escolhas conscientes e apreciamos o momento, nosso organismo aproveita melhor os nutrientes e nos envia sinais mais claros de que estamos satisfeitos.

Para praticar essa alimentação consciente, siga algumas dicas:

Planeje suas refeições e diminua as chances de fazer escolhas menos saudáveis.

Coma sentado, de preferência longe da TV ou computador. Comer em pé, andando, vendo TV ou trabalhando na frente do computador dificulta o envio dos sinais de saciedade, fazendo com que você coma além do necessário.

Mastigue bem os alimentos. Além de facilitar o processo de digestão e absorção dos nutrientes, seu corpo vai entender quando estiver saciado.

Concentre-se no momento: aprecie a cor, o sabor e a textura dos alimentos. Aproveite a refeição em família, com os amigos ou até mesmo sozinho, longe do celular. Preste atenção nos alimentos, na quantidade que é suficiente para te deixar satisfeito e na sua relação com a comida.

Não se culpe, é normal termos dias onde a vontade de comer um doce ou fazer um lanche fala mais alto. Mesmo assim, preste atenção ao que estiver comendo. Procure evitar os exageros, coma o que sentir vontade e lembre-se de monitorar os seus ProPontos.

Fuja da armadilha da “vontade de comer”.

Nem sempre o que estamos sentindo é realmente fome, por isso é tão importante estar atento aos sinais que o nosso corpo nos mostra. Avalie se o que está sentindo é fome mesmo ou apenas vontade de comer alguma coisa.