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7 alimentos que podem te enganar

Alguns itens nos pregam peças na hora de adotar hábitos mais saudáveis.

Quando falamos em mudar os hábitos alimentares, a primeira coisa que nos vem à cabeça é incluir alimentos mais saudáveis na rotina. Mas você sabe realmente quais são esses itens, sem cair em pegadinhas? Alguns escondem ingredientes perigosos em sua composição. Vem ver!

  1. Sucos de caixinha
    Na correria do dia a dia, pode parecer muito prático e saudável comprar sucos de caixinha e tomar no lugar do refrigerante, certo? O problema é que a maioria dos sucos prontos para beber possuem mais água, açúcar e conservantes do que fruta. O melhor é optar por sucos naturais, feitos em casa e consumidos na hora. Ou pela própria fruta, que possui mais vitaminas, fibras e minerais quando é consumida inteira ao invés de batida.
     
  2. Barras de cereais
    Outro alimento que é rapidamente incluído em nossa alimentação quando pensamos em uma vida mais saudável são as barrinhas de cereais. Mas elas também escondem muito açúcar e gordura em sua composição, principalmente as com cobertura de chocolate.
    É essencial olhar no rótulo os ingredientes. Cereais integrais ou castanhas devem ser os primeiros da lista. Procure também por ingredientes como xarope de glicose, glucose de milho, açúcar invertido ou maltodextrina - todos eles são tipos de açúcares e muitas vezes uma barrinha tem mais de um tipo na composição. Para substituir, você pode fazer um mix de frutas secas em casa (damasco, castanhas, amendoim sem sal e nozes) e levar na bolsa.
     
  3. Peito de peru
    O peito de peru pode não ser um alimento assim tão bom para quem está pensando em comer melhor. Isso porque ele pode conter teores elevados de gordura e sal. Frango desfiado, atum em conserva de água e queijos brancos são fontes de proteínas magras mais saudáveis.
     
  4. Biscoitos integrais
    Novamente, o segredo está em olhar o rótulo. Se o primeiro ingrediente não for farinha integral, pode deixar na prateleira. Muitas marcas de biscoitos ditos integrais usam em suas receitas uma quantidade maior de farinha refinada do que de farinha integral. Fique atento também à quantidade de gordura, que pode ser alta. Sempre que possível, compare os produtos para fazer uma escolha melhor.
     
  5. Chá gelado industrializado
    Assim como os sucos de caixinha, os chás gelados em lata ou garrafa nem sempre são tão naturais quanto parecem. Além de conservantes e aromatizantes artificiais, podem conter grandes quantidades de açúcar. Você pode preparar o chá ou mate em casa e aromatizar com frutas, canela, gengibre ou hortelã.
     
  6. Sopas instantâneas
    Além da alta quantidade de sódio, que podem chegar a quase o triplo da ingestão recomendada em um dia, as sopas industrializadas não contêm os nutrientes presentes nos legumes frescos, como vitaminas e fibras. Elas podem ser práticas e até parecem inofensivas, mas nada como uma boa sopa de legumes caseira.
     
  7. Iogurtes e requeijão
    Quanto menos ingredientes, melhor. Tanto o iogurte quanto o requeijão não devem apresentar nenhum tipo de farinha, como amido, ou gordura vegetal em sua composição. Evite os iogurtes com caldas de frutas, normalmente feitas à base de açúcar, e os requeijões com sabores, como cheddar ou gorgonzola, que podem mascarar a presença de gorduras e aromatizantes artificiais. Observe bem os ingredientes descritos nos rótulos de cada produto antes de comprar.