Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Você sabe o que é o IMC?
Massa Corporal

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida recomendada internacionalmente para avaliação do estado nutricional de adolescentes, adultos e idosos e permite estimar a massa corporal e o risco progressivo de desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis associadas ao sobrepeso e à obesidade (WORLD HEALTH ORGANIZATION 2000, 2003a).

Quanto maior o IMC, maior é o risco de o indivíduo ser acometido por DCNT, tais como hipertensão, diabetes e dislipidemias (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2000d, 2003a).

O IMC é calculado dividindo o peso em quilogramas pela altura ao quadrado em metros (kg/m2). Por exemplo, um adulto que pesa 70kg e cuja altura seja 1,75 metros terá um IMC de 22,9, portanto, esse índice sinaliza se há ou não uma relação de harmonia entre o peso e a altura, embora não permita a distinção entre massa gorda e magra. Existem pontos de corte específicos de IMC para cada uma das fases do curso da vida, visando a atender às características fisiológicas de cada uma delas.

Para a avaliação de adolescentes, além da altura e do peso, no cálculo do IMC são considerados também a idade e o sexo, sendo recomendado o critério de classificação percentilar do IMC. Após o cálculo do IMC, a classificação nutricional deve ser realizada de acordo com uma curva de distribuição em percentis (P) de IMC para cada sexo.

ADOLESCENTES (idade maior ou igual a 10 anos e menor que 20 anos):
– IMC menor que p5: baixo peso
– IMC maior ou igual a p5 e menor que p85: peso adequado/eutrófico
– IMC maior ou igual a p85: sobrepeso

ADULTOS (idade maior ou igual a 20 anos e menor que 60 anos):
– IMC menor que 18,5: baixo peso
– IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0: peso saudável (eutrofia)
– IMC maior ou igual a 25 e menor que 30,0: sobrepeso
– IMC maior ou igual a 27: obesidade

IDOSOS ( maior ou igual a 60 anos)
– IMC menor ou igual a 22: baixo peso
– IMC maior que 22 e menor que 27: peso adequado/eutrófico
– IMC maior ou igual a 27: sobrepeso

Os profissionais de saúde devem usar o IMC nas avaliações de estado nutricional e do risco de DCNT para orientar as suas ações junto aos usuários dos serviços, individualmente ou de forma coletiva.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005).