Dicas E Artigos

Você gosta de memes?

Aqui está uma razão para pensar duas vezes antes de compartilhar memes sobre ganho de peso: eles podem causar danos não intencionais.

 

Se você é como milhões de pessoas ajudando a achatar a curva da pandemia do Covid-19 através do distanciamento social, é provável que uma de suas principais atividades no momento é estar ativo nas mídias sociais. Nas últimas semanas, você deve ter notado que o tópico "ganho de peso / engordar na quarentena” está começando a aumentar. E deve ter se deparado com piadas sobre devorar lanches de duas semanas em um único dia ou trocar um guarda-roupa por um "roupão de banho" quatro vezes maior. 

 

Humor x Saúde mental

 

Quem não poderia usar alguma leveza nesse momento, não é mesmo? De fato, os memes em geral recebem milhares de curtidas e compartilhamentos justamente porque as pessoas se identificam com o assunto abordado - e isso inclui os que falam sobre ganho de peso também. Mas, embora seja popular, esse tipo de ‘brincadeira’ é profundamente problemática. 

Segundo Allison Grupski, PhD e Diretora de Mudança de Comportamento da WW, memes e piadas que usam o peso corporal podem ter impactos negativos e duradouros que os usuários das mídias sociais podem não prever. 

 

É errado ter senso de humor durante uma pandemia?

 

Na verdade, é 100% normal querer um alívio agora. E o riso pode até ser benéfico em tempos difíceis. Um pequeno estudo de 2019 da revista Current Psychology descobriu que as piadas podem ser uma forma de "reavaliação cognitiva", para tornar o impacto emocional das coisas mais gerenciável.

"Não há nada inerentemente errado em espalhar humor ou rir de nós mesmos para ajudar a aliviar uma situação estressante", diz Rebecca Puhl, PhD, professora de psicologia especializada em peso na Universidade de Connecticut. "Mas isso se torna problemático quando o humor é às custas de outras pessoas, é insensível ou reforça mensagens estigmatizantes."

 

Mas, então, o que há de errado com os memes de ganho de peso, se estou rindo de mim mesmo e não de outra pessoa? 

 

Embora possa parecer um comentário engraçado em primeira pessoa, esse meme viral que descreve “minha balança antes e depois da quarentena” tem um impacto potencial muito além do seu feed. Essas piadas espalham mensagens depreciativas sobre ganho de peso e aparência física, perpetuando noções prejudiciais de que corpos são motivos justos de zombaria. Como uma forma de estigma do peso, essas mensagens podem aumentar o estresse psicológico, a ansiedade e a culpa. 

Além disso, milhares de pessoas no mundo todo estão lutando para manter uma rotina saudável durante o distanciamento social. Cada um passa por suas próprias dificuldades ao tentar acessar alimentos mais nutritivos, manter-se ativo e cuidar da saúde mental diante de doenças, confinamentos ou cuidados familiares. Então, a última coisa que alguém precisa ver nessas situações é um meme irreverente sobre ganhar peso. 

 

E se eu apenas gostar desses memes sozinho, sem compartilhá-los?

 

Ninguém é imune aos efeitos negativos do estigma de peso. Susan Albers, Psicóloga especializada em questões alimentares da Cleveland Clinic, conta que mesmo se você estiver apenas rindo de uma piada, sem compartilhar, essas mensagens podem afetá-lo como descrito acima. 

Essa atitude também pode estabelecer um objetivo falso a se realizar. Por exemplo, se virmos constantemente postagens nas mídias sociais dizendo que todo mundo vai ganhar peso durante a pandemia, nosso comportamento pode nos levar inconscientemente nessa direção. 

 

Então, com o que posso fazer piadas afinal?

 

As mídias sociais oferecem muitas coisas engraçadas que não são prejudiciais ou estigmatizantes. E rir com outras pessoas é sempre mais positivo e poderoso do que rir sozinho. Portanto, antes de "curtir" ou compartilhar uma imagem, faça a si mesmo as seguintes perguntas: 

  • Esse meme está zombando de uma insegurança ou vulnerabilidade? 
  • Conheço alguém que pode ser um ‘alvo’ dessa piada? 

Se puder responder “não” com confiança aos dois questionamentos, siga em frente caso queira compartilhar. 

A verdade é que todas as nossas vidas estão de cabeça para baixo agora. O humor é apenas uma ferramenta a se considerar entre muitas estratégias de enfrentamento que podem ajudá-lo a atravessar esses momentos difíceis. Pense sempre em maneiras que o ajudem a se sentir confiante para que possa viver o melhor possível. Aproveite também e repasse esses conselhos para os outros por meio de conversas inspiradoras e motivadoras - nas mídias sociais, Connect, Workshops Virtuais ou em qualquer outro lugar e oportunidade.