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Tema da semana: Você está sentado?

Gastamos mais de 10 horas por dia sentados, incluindo o tempo em frente à TV, no trabalho, no trânsito. Mas ficar sentado é um hábito que você pode mudar.

Hoje em dia, a maioria de nós ficamos muito tempo sentados, em alguns casos mais de 10 horas. Pesquisas mostraram que ficar sentado não é um hábito saudável, mesmo que pratiquemos exercícios regularmente. Longos períodos sentado são os mais preocupantes, então tente levantar com mais frequência durante o dia. É mais fácil que você imagina.

 

O QUE FAZER

 

Determine quando você fica mais tempo sentado e crie um novo loop do hábito, com uma deixa para seu novo comportamento e a recompensa. Por exemplo:

1. A deixa: identifique alguma coisa que o fará lembrar de se levantar. Por exemplo, toda vez que um intervalo comercial aparecer na TV.

2. Novo comportamento: esse será a ação quando você perceber a deixa. Você pode se levantar e fazer um alongamento ou simplesmente andar da sala para o quarto ou cozinha e voltar.

3. Recompensa: a recompensa é o que vai manter você no hábito. Nesse exemplo poderia ser o sentimento de relaxamento após o alongamento, ou a sensação boa de fazer algo por você mesmo. Uma vez que você reconhecer a recompensa, vai querer repetir o hábito mais vezes. Você está no controle de seus hábitos, e não o contrário.

 

Tente seguir essas ideias e levante-se!

Em casa

Coloque um alarme no seu celular para lembrá-lo de levantar e andar, a cada 30 minutos.
Fique de pé enquanto assiste TV, aproveite para fazer outras atividades como alongamentos e exercícios com o peso do próprio corpo.
Seja ineficiente! Leve a roupa suja para máquina aos poucos; lave os pratos manualmente, sem máquina de lavar louças, regue as plantas com regador ao invés da mangueira.

 

No trabalho

Coloque um alarme a cada gora em seu celular ou computador para te lembrar de levantar e andar por 5 minutos.
Ao invés de ficar sentado em reuniões, faça enquanto caminha ou tente levantar-se por 5 minutos em cada reunião.
Imprima seus documentos em uma máquina mais distante, guarde sua comida em uma geladeira mais longe, use o banheiro em outro andar.

 

Sempre que puder

Fique de pé no transporte público
Torça para seu filho no futebol enquanto caminha na lateral.
Esperando por uma mesa? Fique em pé no bar ou em outra área, ao invés de sentar-se. Se você ficar de pé é mais provável que fique se mexendo.