Alimentação

Tipos de Arroz

Publicado 14 de Junho, 2018

O arroz é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Veja as propriedades e como cada um pode impactar a sua alimentação.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos, sendo a base da alimentação de diversos povos, incluindo o Brasil. 

Os mais conhecidos e consumidos são o arroz branco, o integral e o parboilizado, porém, existem muitos outros tipos.

O que é arroz

O arroz é uma planta da família das gramíneas. É a 3ª maior cultura cerealista do mundo (perde apenas para o milho e o trigo) e é rico em hidratos de carbono, o famoso carboidrato. Sobre as origens do arroz há 3 berços: Ásia, África e América. 

Mas, não é só de carboidratos que é feito o arroz. Ele é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E que ajudam na formação dos glóbulos vermelhos e auxiliam na regeneração celular. 

Tipos de arroz, dos mais consumidos aos ainda desconhecidos 

Agora que você já sabe o que é o arroz e que ele tem diversas propriedades importantes para uma dieta saudável e diversa, vamos aos tipos. 

Arroz Branco

Também chamado de arroz polido ou agulhinha, é o tipo mais comum. O arroz branco tem a sua casca removida após a colheita, o que faz com que ele perca alguns nutrientes, mas torna seu cozimento mais rápido. 

Ele é classificado de acordo com a quantidade de grãos quebrados que possui: o tipo 1 apresenta menos grãos quebrados e, o tipo 5, maior quantidade.

Arroz parboilizado

Nada mais é do que o arroz cozido com a casca (que depois é removida). Esse processo faz com que alguns nutrientes passem da casca para o interior do grão, tornando-o mais nutritivo.​

Conteúdo relacionado: Conheça os principais alimentos ricos em proteínas e o porquê deles serem potentes aliados da reeducação alimentar

Arroz integral

Conserva a sua casca e, portanto, é mais nutritivo e rico em fibras que o branco e o parboilizado. Seu tempo de cozimento é maior.

Arroz negro

Ainda pouco conhecido, o arroz negro possui um sabor mais marcante, parecido com o de castanhas.

Tem mais fibras e proteínas, quando comparado ao arroz integral, e também um tempo de cozimento maior.

Arroz arbóreo

Com grãos menores e roliços, o arroz arbóreo é o mais indicado para o preparo de risotos, pois possui mais amido - o que confere a cremosidade ao prato. Tem o mesmo valor nutricional do arroz branco.

Arroz basmati

É muito aromático e adocicado, dispensando a adição de condimentos. Presente principalmente na culinária indiana e tailandesa, é utilizado como acompanhamento de pratos de curry, cordeiro e lentilhas.

Arroz vermelho

Ainda pouco encontrado no Brasil, vem sendo alvo de diversos estudos, por possuir substâncias potencialmente benéficas à saúde.

Ele tem o poder de reduzir o colesterol, além de um alto teor de ferro, zinco e fibras.

Arroz agulhinha

Este tipo de arroz é o mais consumido no Brasil. Rico em carboidratos de alto índice glicêmico, sendo uma boa fonte de energia.

Usado muito no dia-a-dia por ser de rápido cozimento e assimilar bem os temperos usados.

Arroz glutinoso

Encontrado na Ásia, o Arroz Glutinoso possui esse nome pois se torna pegajoso após o cozimento.

Ele possui um grão curto, além de não conter glúten, sendo indicado em dietas com restrição do composto.

Conteúdo relacionado: 20 receitas de frango para todos os gostos

Arroz jasmine

Este tipo de arroz é de origem tailandesa. Também é conhecido como Hom Mali. Uma dica importante é lavar o arroz antes de iniciar o seu cozimento.

Ele precisa de menos água do que o arroz comum para cozinhar. É ótimo com grelhados e refogados.

Arroz japonês

A culinária japonesa utiliza muito o arroz, principalmente para o preparo de sushis. Os principais tipos deste arroz são o Koshihikari e o Sasanishiki.

Todos têm grãos curtos e para preparar ele deve ser cozido no vapor com uma mistura especial japonesa. 

O papel do arroz no processo de emagrecimento 

Os diferentes tipos de arroz podem possuir diversas funções no processo de emagrecimento. 

Por serem fontes de carboidratos, nos fornecem energia para realizarmos atividades físicas, além de auxiliar no transporte de proteínas para o tecido muscular.

Alguns tipos de arroz são ricos em nutrientes e fibras, como integral e o negro, por exemplo. 

Esses tipos podem trazer maior sensação de saciedade, auxiliando no processo de reeducação alimentar.

O segredo é equilibrar porções. Tudo que consumimos pode, tanto nos auxiliar, quanto nos atrapalhar. É tudo uma questão de sabermos dosar bem as quantidades.