Dicas E Artigos

Vigilantes do Peso e Diabetes

Pessoas felizes fazem escolhas saudáveis.

Um estudo clínico publicado na edição de Novembro de 2016 da Obesity e apresentado no Simpósio do periódico durante a ObesityWeek (Semana da Obesidade) aponta que o programa Weight Watchers for Diabetes pode levar a uma melhora no controle glicêmico sanguíneo, reduzir o uso de medicamentos para Diabetes, e ter uma perda de peso maior se comparado ao tratamento básico americano para adultos com o quadro de Diabetes Tipo 2.

Esse estudo sugere que Weight Watchers for Diabetes pode apresentar componentes amplamente acessíveis para o controle de peso em adultos com sobrepeso/obesidade e Diabetes tipo 2. Dado que a prevalência de diabéticos tipo 2 alcançou proporções epidêmicas, afetando mais de 387 milhões de pessoas ao no mundo e 29 milhões de americanos (estima-se mais de 14 milhões de brasileiros, segundo Federação Internacional de Diabetes), com gastos anuais que excedem 245 bilhões de dólares nos EUA, o programa para diabéticos da WW oferece uma alternativa acessível aos pacientes de diabetes tipo 2 que procuram perder peso e controlar o açúcar no sangue.

OBJETIVO: Reduções modestas de peso por métodos clínicos melhora o controle glicêmico em quadros de diabetes Tipo 2 (T2DM). Dados sobre o efeito da perda de peso via programas de emagrecimento são escassos. Analisamos os efeitos sobre o controle glicêmico e a perda de peso do programa padrão da Weight Watchers (WW), combinado com consultas por telefone e e-mail com um Educador Certificado em Diabetes (CDE), comparado com o aconselhamento e educação nutricional padrão para diabetes (Standard Care; SC).

MÉTODOS: Em um ensaio clínico controlado e randomizado de 12 meses realizado em 16 centros de pesquisa nos Estados Unidos, 563 adultos com T2DM (HbA1c:7-11%; IMC 27-50) foram distribuídos ou para o programa de emagrecimento comercialmente disponível na WW (reuniões semanais, ferramentas online), mais o atendimento pelos CDE por telefone e email, ou para o SC (a princípio aconselhamento/educação nutricional pessoalmente, com o acompanhamento por materiais informativos).

RESULTADOS

Médias observadas e desvios-padrão para os resultados clínicos após 12 meses.

Grupo de intervenção (WW) e grupo controle (SC).

a - Modelos de desfecho: P values baseados no coeficiente de grupo por tempo de interação
b -  Ajustes do tipo Bonferroni para 11 múiltiplas comparações; Hb1Ac foi o desfecho principal, e portanto, não ajustado.
Mean – média;                                   
+ SD – desvio-padrão;                      
Baseline – grupo antes da intervenção

Além disso, 24% dos participantes do grupo da WW conseguiram manter os valores HbA1c abaixo de 7% contra 14% do grupo controle (SC) (p = 0,004). E 26% do grupo de intervenção WW conseguiu reduzir o uso de medicamentos para diabetes contra apenas 12% do grupo controle (p < 0,001).

CONCLUSÃO: Programas de emagrecimento comerciais amplamente disponíveis, como o Vigilantes do Peso, com reuniões semanais presenciais, combinados com educação sobre diabetes complementar, podem representar componentes acessíveis e representativos de planos de gestão para sobrepeso/obesidade em adultos com Diabetes Tipo 2.