Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Vida executiva X manutenção do peso
Chega de desculpas! Se muitas pessoas tiveram sucesso no emagrecimento mesmo com suas agendas lotadas de compromissos, reservando tempo para ter uma alimentação equilibrada e ser mais ativo, você também pode chegar lá.

Manter o peso saudável quando precisamos conciliar um emprego exigente e uma rotina familiar cheia de tarefas pede estratégias eficazes e empenho total. O estresse pode deixar alimentação saudável e os exercícios por último em sua lista de tarefas diárias, o que explica o número cada vez maior de homens e mulheres preocupados com maneiras de cuidar da manutenção do peso no dia a dia agitado.

Reunimos algumas táticas simples baseadas em relatos de Associados para facilitar a adoção do estilo de vida mais saudável quando as circunstâncias não são as melhores.

1. Evite os pratos à base de carne vermelha
As opções com carne bovina dos restaurantes costumam ter acompanhamentos gordurosos, como batatas fritas, arroz à piemontese e molhos picantes. Ao optar por frango ou peixe, é provável que sua proteína venha acompanha de iguarias mais leves, como os legumes grelhados e o arroz integral.

2. Refeições balanceadas
Para ficar satisfeito durante o dia todo, uma estratégia excelente é incluir mais frutas frescas (ou outros Alimentos Plenos) em seu café da manhã e equilibrar o tamanho das demais refeições.  Se fizer um almoço mais caprichado, por exemplo, prefira uma jantar com porções menores e vice e versa. Você vai notar os resultados em pouco tempo.

3. Mantenha a energia com a proteína
As carnes não são as únicas fontes desse nutriente, há outros alimentos que podem ajudar a manter a saciedade por mais tempo por também serem ricos em proteína, como o leite e derivados desnatados, os feijões e os ovos. Dê preferência a eles quando precisar manter a energia em alta.

4. Crie seus drinques saudáveis
O álcool é um obstáculo em potencial do emagrecimento saudável. Além do excesso de calorias, depois de consumir algumas doses de bebida alcoólica, as pessoas tendem a prestar menos atenção no que estão consumindo e podem acabar comendo quando não estão com fome. Para combater esse efeito e beber algo diferente, uma dica é pedir água gasosa com gotas de suco de limão ou laranja. Assim, será possível evitar que lhe ofereçam um drinque e você conseguirá manter a sede sob controle.

5. Inclua alimentos ricos em gorduras em seu prato
Estamos falando das gorduras saudáveis, é claro! Boas fontes são o abacate, as amêndoas e azeite.

6. Diversifique os exercícios
Praticar sempre as mesmas atividades físicas pode causar o tédio. Tente alternar os exercícios durante os dias da semana e experimente atividades em grupo, como os esportes. A competição saudável pode deixar a atividade mais divertida.

7. Peça informações ao garçom
Comer os alimentos a que está habituado pode deixá-lo mais tranquilo na hora de fazer o pedido, contudo, se quiser experimentar algo novo ou o restaurante só ofereça pratos típicos, pergunte-se: Esse alimento vai me deixar satisfeito? Se a resposta for não, evite-o. Os ingredientes não essenciais de qualquer receita costumam ser crocantes, gordurosos ou salgados, como os croutons, pedaços de bacon e torradas (das sopas).

8. Planeje-se antecipadamente
Quando estiver viajando a negócios, dê preferência aos hotéis com academia de ginástica. Atualmente, muitos dos grandes hotéis oferecem esse tipo de serviço. Assim, não terá desculpas para deixar os exercícios em segundo plano.

9. Use a criatividade nos temperos
Em vez de recorrer ao sal para dar mais sabor aos seus pratos, que tal usar outros condimentos? A mostarda, as ervas frescas e a pimenta são ótimas opções de temperos e não elevam sua pressão arterial.

10. Seja criterioso com o tamanho das porções
A maioria dos restaurantes serve pratos enormes que equivalem a duas refeições. Uma tática eficaz é pedir a metade da quantidade indicada no cardápio. Caso não seja possível, você pode dividir sua comida ao meio e pedir para embalar a outra parte para comer depois. 

11. Agende seus exercícios como um compromisso
Muitos executivos têm o mesmo compromisso com a prática de atividades físicas que têm com as reuniões de negócios. Se você se exercita durante o dia, anote os exercícios em sua agenda ou calendário como “reunião”, assim todos saberão que você estará ocupado nas datas assinaladas.

12. Coloque divertimento em suas tarefas diárias
Marque os dias das suas próximas férias, ou reserve um final de semana para uma viagem rápida de lazer em seu calendário, sem se importar com a proximidade das datas.  Outra dica é reservar alguns minutos por semana para planejar formas divertidas de curtir o próximo final de semana. Pesquisas mostram que antecipar acontecimentos felizes reduz os hormônios do estresse e a experiência humana universal mostrou que fazer isso transforma qualquer semana cansativa e tediosa em dias mais agradáveis.