Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Uma maçã por dia...
As maçãs podem ser mais do que uma opção de lanche saudável entre as refeições principais. Confira algumas sugestões criativas para degustá-las.

Todos que procuram consumir frutas frescas sempre têm algumas maçãs em suas fruteiras só por garantia. Essas frutas estão disponíveis nas feiras e supermercados o ano todo e, por isso, muitos não conhecem ou acabam confundindo os tipos de maçã na hora de comprar. É importante ter em mente que, como todos os legumes, verduras e outras frutas, a maçã também tem uma época do ano de melhor safra. Cada variedade tem um sabor diferente e, se forem consumidas na época da safra, as maçãs estarão mais frescas e extremamente saborosas.

 
Consumo de maçã e saúde
 
A crença popular de que comer uma maçã por dia ajuda a prevenir doenças não é folclore: elas são ótimas para sua saúde, especialmente se consumidas com as cascas.
 
Uma maçã de tamanho médio tem cerca de 4 gramas de fibra, mais do que a quantidade presente em duas fatias de pão integral. Essa fruta também contém pectina, que pode ajudar a reduzir o colesterol e manter a sensação de saciedade por mais tempo. Cada maçã média tem cerca de 80 calorias.
 
Escolhendo e estocando
 
Embora os comerciantes hortigranjeiros gostem do fato de essas frutas durarem bastante tempo em local resfriado, não há nada melhor do que uma maçã fresca recém-tirada da macieira. A boa notícia para os consumidores é que a época da safra é longa, já que temos a da maçã do tipo Gala se iniciando no final do verão e terminando no início do inverno, enquanto que a safra da Fuji se inicia no final do inverno e termina no início do verão.
 
Será preciso escolher como vai usar as maçãs antes de comprá-las. Algumas variedades são ótimas para comer cruas e outras ficam melhores cozidas.  Embora muitos prefiram consumi-las em temperatura ambiente, as maçãs duram por mais tempo se guardadas na geladeira. Se possível, guarde-as separadamente, pois elas emitem etileno, o gás que pode acelerar o amadurecimento das outras frutas. Escolha as mais firmes e com cascas lisas.
 
Receitinhas criativas
 
Se você já experimentou as variedades de maçã Fuji e Gala, que tal aumentar seu repertório? 
 
As maçãs verdes tipo Granny Smith são bastante suculentas e têm um sabor diferente, por serem mais ácidas do que as maçãs vermelhas que estamos acostumados a comer. Entretanto, sua safra é bem curta, estando melhor para consumo somente no mês de dezembro. Portanto, tenha atenção para não passar pelo mês sem deixar de aproveitar essa delícia. Gostou da dica? Experimente mais algumas das nossas sugestões abaixo: 
 
Para dar um toque doce aos pratos: cubra a torrada francesa com fatias de maçã grelhadas e canela.
 
Para uma opção de lanche da tarde: corte a maçã em fatias e regue com uma cobertura doce light.
 
Para incrementar um sanduíche: faça uma camada com algumas fatias de maçã verde sobre o peito de peru.
 
Para fazer um molho picante para peixe ou frango: pique a maçã em pedaços pequenos.  Em uma tigela média, misture-a com gomos de laranja picados, pimenta- jalapenho, cebola picada em pedaços finos, um pouco de suco de limão, vinagre de maçã, azeite e coentro fresco.
 
Para deixar a salada mais crocante: adicione alguns pedaços grandes de maçã aos pratos, por
exemplo, à salada de frango.