Dicas E Artigos

Turbine sua massa

Dicas para apreciar ainda mais um bom prato de macarrão!

O macarrão é um dos pratos mais apreciados e também mais versáteis que podemos encontrar. Com diversos formatos e molhos, as receitas podem ser as mais variadas possíveis. Porém, para muitos, o macarrão é visto como um vilão na hora de emagrecer. Por ser fonte de carboidratos, o ideal é que o prato de massa seja acompanhado de proteínas e legumes, para proporcionar mais saciedade e afastar a fome por mais tempo. Além disso, optar por molhos mais simples, como o de tomate e maneirar no queijo ralado também ajudam a se manter na linha sem abrir mão de um bom prato de espaguete.

- Sempre que possível, prefira as massas integrais.

- Sirva o macarrão acompanhado de proteínas magras e legumes. Assim, você vai ficar saciado por mais tempo do que se comesse um simples espaguete ao alho e óleo.

- Acrescente cenoura ao molho de tomate. A cenoura não altera o sabor do molho e ainda acrescenta mais fibras e vitaminas.

- Para os dias mais quentes, opte por uma salada de macarrão fria, com legumes, atum e ovos cozidos.

- Hoje já é possível encontrar massas feitas de arroz, milho e grão-de-bico, feitas especialmente para pessoas com intolerância ao glúten. Mas você também pode experimentar essas massas, que são também muito nutritivas.

- Evite os molhos cremosos, como o molho branco e o quatro-queijos. Fique atenta também ao molho pesto tradicional, feito com muito azeite, queijo e nozes, o que o torna muito calórico.

- Sempre que optar por comer macarrão, evite outros alimentos ricos em carboidratos, como arroz e batata.

- Experimente substituir algumas folhas de massa de lasanha por fatias finas de berinjela ou abobrinha.

- Já existem muitas receitas de nhoque que substituem a batata por abóbora ou aipim, o que pode tornar seu prato ainda mais nutritivo.

- Você pode preparar seu próprio molho de tomate em casa e congelar em porções menores para usar sempre que quiser. Utilize temperos naturais como alho, manjericão, orégano e tomilho para acrescentar mais sabor.