Dicas E Artigos

Por que pontuamos sucos?

Frutas e verduras contam em bebidas? O quanto é muito? Não se preocupe – temos as respostas para você.

“Quando adicionei frutas a um suco que criei, ele contou os ProPontos de todos os ingredientes. Eu pensei que frutas fossem zero!”

A maioria das frutas e verduras são ZeroPontos quando comemos. Mas, uma vez que elas se tornam parte de uma bebida(suco ou smoothie, por exemplo), a experiência de comê-las muda.

Pesquisas mostram que líquidos não promovem a mesma sensação de saciedade quanto alimentos sólidos. Quando você bebe alguma coisa, você elimina a ação de mastigar o que pode impactar os sinais enviados entre o estômago e o cérebro. Isso significa que smoothie, sucos e outras bebidas não promovem a mesma sensação de saciedade entre refeições do que a fruta in natura.

 

Você precisará de mais tempo para comer isso tudo e quando terminar provavelmente vai parecer que fez uma refeição completa.

 

Mas isso vai acabar em alguns goles. O resultado: você vai sentir fome mais cedo e é provável que coma alguma coisa mais.

Então, qual a conclusão? Se for uma bebida, como um suco ou smoothie, as informações nutricionais para alimentos zero unidades ProPontos como frutas frescas, verduras e legumes, contam no total. Se for algo de comer, como um molho, uma sopa ou ensopado, frutas, verduras e legumes ZeroPontos continuarão zero nessas receitas.

Existe uma quantidade limite de frutas que posso comer?

Frutas, legumes e verduras não são livres de calorias só porque a maioria é ZeroPontos. O programa +leve encoraja o consumo de frutas frescas, legumes e verduras como parte de uma alimentação saudável, porque eles são nutritivos, saborosos e promovem saciedade.

Se você está consumindo mais frutas e verduras que costumava, mas está utilizando-as para lanches saudáveis, para incrementar suas refeições ou uma alternativa para quando sua Cota Diária está acabando no dia, ótimo! Se você está comendo bananas demais porque elas são “liberadas”, talvez seja melhor parar e refletir. Dica: deixe sua fome e seu emagrecimento, serem seus guias.