Dicas E Artigos

Tudo sobre o Feijão

Ele faz parte da dupla mais conhecida da culinária brasileira. Tire todas as suas dúvidas sobre o feijão.

Ao lado do arroz, o feijão é considerado a base da alimentação brasileira. Existem dezenas de variedades e centenas de formas de incluir o ingrediente na alimentação: cozidos, sopas, saladas, feijoada... Mas não importa o tipo, ele é sempre rico em fibras, vitaminas e minerais.

Feijão-Preto

Por incrível que pareça, o feijão-preto não é o mais consumido do Brasil. Na verdade, os únicos estados que consomem essa variedade no dia a dia são Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nos demais estados ele é utilizado apenas para preparar feijoada - esse tipo é um dos que mais produzem caldo.

Feijão-Carioca

Esse sim é um dos mais consumidos do Brasil. Também conhecido como carioquinha, produz bastante caldo, assim como o preto. É ótimo para sopas e seu cozimento é mais rápido, por possuir uma casca mais fina.

Feijão-Branco

Por produzir menos caldo, não é tão popular, mas fica bem em saladas, sopas e ensopados. É o feijão utilizado para preparar a famosa Dobradinha, prato que leva bucho de boi e embutidos.

Feijão-Fradinho

Muito utilizado para o preparo de saladas, pois não produz caldo durante o cozimento, é também o ingrediente principal do acarajé. Combina com peixes e frutos do mar, como atum, bacalhau e camarão.

Feijão-Vermelho

Pouco consumido no Brasil, é mais utilizado no preparo de sopas e ensopados, com carnes e embutidos.

Feijão-Azuki

De origem japonesa, é pouco consumido no Brasil. Possui grãos pequenos e sabor adocicado, sendo muito utilizado para o preparo de sobremesas na culinária oriental.