Dicas E Artigos

Tudo sobre Cogumelos

Como comprar, cozinhar e armazenar esse ingrediente tão versátil.

Cogumelos frescos são um alimento bastante nutritivo. Possuem uma boa quantidade de proteína, baixo teor de gordura e são fonte de fibras e antioxidantes.

Existe uma grande variedade de cogumelos, cultivados e selvagens: Porcini, Shiitake, Ostra, Portobello, Paris – escolha seu favorito e inclua nas mais variadas receitas.

Como escolher e armazenar

Cogumelos frescos devem ter um leve odor de terra e não podem estar com aparência úmida ou exalar odor forte. Você pode armazená-los em um saco de papel na gaveta de legumes e eles se manterão frescos por até uma semana. Descarte os cogumelos que apresentarem partes amolecidas.

Como preparar

Devido a sua estrutura, cogumelos irão absorver muita água se lavados em água corrente. A melhor maneira de limpar é retirando o excesso de terra com papel-toalha ou um pano limpo e macio. Essa característica é essencial na hora de temperá-los: como absorvem bastante líquido, marinar cogumelos em vinho, por exemplo, é uma ótima maneira de trazer mais sabor ao seu prato. Ou salteie levemente com um pouco de azeite em fogo baixo.

Como combinar

Cogumelos combinam bem com diversos ingredientes e podem ser utilizados em vários pratos: como recheio de tortas, carnes, sopas, saladas de grãos e legumes, molhos e sanduíches. Experimente acrescentá-los às suas omeletes ou ovos mexidos. Salteie cogumelos e misture com iogurte grego para um excelente molho para massas ou batata assada. Você também pode adicionar diferentes cogumelos a refogados de carne e legumes, risotos e sopas.