Dicas E Artigos

Tudo sobre Brócolis

Nutrientes, vitaminas e... sabor! Saiba tudo o que precisa sobre o vegetal. 

 

Chega de trauma! Muitas pessoas acreditam não gostar de brócolis por terem sido ‘obrigadas’ a comê-lo quando crianças. Além disso, como os demais membros de sua família - repolho e couve, por exemplo – ele vem sendo vítima de excesso de cozimento, o que resulta em um sabor amargo.

Junte-se a nós e surpreenda-se com o sabor que o brócolis pode proporcionar se preparado corretamente. E aprenda também todos os benefícios que ele pode trazer à sua saúde!

 

Bomba de nutrientes

 

Como boa parte das frutas e legumes, o brócolis possui uma grande quantidade de água, o que faz com que seja pouco calórico. Uma porção de brócolis é uma excelente fonte de fibras, vitamina C e K, folato, ferro potássio e uma quantidade relativamente alta de proteínas para um vegetal. Além da sua grande quantidade de vitamina C, também são fonte de outros compostos antioxidantes poderosos que podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.

 

A melhor forma de preparar

 

Para conseguir obter todo o poder nutritivo dos brócolis, o ideal é evitar que sejam cozidos em excesso. Cozinhe sob vapor ou salteie levemente até o ponto em que fiquem macios, mas levemente firmes.

Os talos podem ser consumidos sem problema, sendo até mais adocicados do que os floretes; você pode retirar a película externa, fatiar e utilizar em refogados e sopas.

 

Assado

 

Asse os brócolis até que fiquem caramelizados - é uma excelente maneira de ressaltar o seu sabor. Tempere os floretes com azeite, sal e pimenta e asse em forno alto por meia hora, mexendo a cada 10 minutos para que assem por igual. Experimente adicionar dentes de alho e rodelas de limão para incrementar o sabor. Finalize com queijo parmesão ralado, pimenta-calabresa em flocos ou ervas frescas.

 

Salada

 

Brócolis é um excelente ingrediente para saladas, combinando bem com quase todas as verduras e legumes. Faça uma salada com um toque asiático misturando brócolis, pepino, pimentão vermelho e amendoim torrado, guarnecida com um molho a base de leite de coco. Experimente também uma salada de brócolis, uvas verdes e nozes, com molho de iogurte, salsa, mostarda e mel.