Dicas E Artigos

Superstições de Ano Novo

Pessoas felizes fazem escolhas saudáveis.

Ano Novo, Vida Nova! Esse é o lema de toda virada de ano. Mesmo quem normalmente não é supersticioso ou não acredita nessas coisas, tem alguma “mandinga” para atrair sorte ou dinheiro ao ano que se inicia, não é mesmo? Confira algumas das superstições mais comuns envolvendo alimentos no Réveillon:

  •     Lentilha: acredita-se que a lentilha atrai prosperidade e dinheiro, pois tem a forma de moedas e por isso, toda ceia de Ano Novo tem que ter. Se atrai dinheiro mesmo não temos como saber, mas com certeza lentilhas são saborosas e saudáveis, ricas em fibras e minerais, então pode apostar nelas!
     
  •     Uvas: diz a crença popular que devemos comer doze uvas na hora da virada, uma a cada badalada do relógio, para atrair boas energias para o ano que se inicia. Alguns ainda acreditam que, de acordo com o gosto da uva, dá para saber como será o mês correspondente (se a primeira for doce, janeiro será bom, se a segunda for amarga, fevereiro trará dificuldades, e assim por diante). Uma coisa é certa, pode comer à vontade: uvas são ricas em substâncias como fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.
     
  •     Romã: chupar sementes de romã à meia-noite e guardar os caroços na carteira seria garantia de dinheiro o ano todo. O que vai ser garantido é a melhora das defesas do organismo, já que a romã possui vitamina C, que previne gripes e resfriados. 
     
  •     Carne de porco: a sabedoria popular afirma que no dia 31 de dezembro não podemos comer nenhuma carne de aves, já que elas ciscam para trás, o que traria retrocessos para o ano novo e que devemos comer carne de porco, que fuça para frente, ou peixes, que sempre nadam para frente. O certo é que tanto o porco e o peixe são boas fontes de proteína. Sempre prefira prepará-las com pouca gordura, grelhadas, assadas ou cozidas, feitas com essas carnes.
     
  •     Nozes, castanhas e avelãs: ter esses alimentos na mesa seria sinal de fartura para o próximo ano. Elas são ricas em gorduras boas, que promovem a saúde do coração.