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Substituições saudáveis

Veja como algumas pequenas mudanças podem ajudar você a criar hábitos saudáveis

 

Um dos benefícios de seguir o programa do Vigilantes do Peso é que incentivamos você a descobrir como cozinhar e ter refeições saudáveis que se adequam ao seu estilo de vida. Isso pode ajudar você a desenvolver hábitos alimentares que vão ficar com você por um bom tempo até mesmo depois de você atingir sua meta. Na verdade, depois de algumas semanas, você vai se encontrar naturalmente fazendo escolhas alimentares mais saudáveis.

 

1. Cozinhe em casa ao invés de comer fora

 

Quanto mais refeições você conseguir preparar em casa, mais controle você terá sobre o tamanho das porções e ingredientes. Não tem muita experiência na cozinha? Temos muitas receitas fáceis e práticas e livros de receitas para você começar a se aventurar na cozinha. Entre no Connect e veja algumas dicas que outros Associados postam.

 

2. Use ingredientes frescos no lugar de processados

 

Esteja aberto a consumir ingredientes frescos que você talvez não coloque em seu carrinho de mercado normalmente. Escolha aquele legume diferente ou algo que você só tenha experimentado na infância – nunca se sabe, talvez você goste! Uma maneira fácil de conhecer novos ingredientes é fazer uma receita nova a cada semana. Se você gostar, inclua no seu planejamento de refeições. Experimentar ingredientes novos faz da refeição algo excitante e motivador. Por outro lado, alimentos processados (embutidos, enlatados, congelados) contêm gordura, sal e açúcar e oferecem um valor nutricional inferior em comparação.

 

3. Prefira a versão integral  

 

Alimentos integrais são o mais próximo de natural possível. Eles são uma opção melhor para sua saúde pois demoram mais a serem digeridos (então você se sente saciado por mais tempo). Os alimentos integrais geralmente oferecem mais nutrientes e fibras, ou seja, benefícios para sua saúde a cada mordida!

 

4. Coma mais frutas e legumes e menos salgadinhos e doces

 

Frutas e legumes são ótimas opções para quando surge aquela fome entre as refeições. Existem tantos tipos diferentes que você nunca vai se sentir entediado. E vai conseguir os benefícios de uma dieta rica em alimentos de origem vegetal. Adote o hábito de preencher metade do seu prato com verduras e escolher duas frutas diferentes para saborear ao longo do dia. Aposte na variedade de frutas e legumes ao máximo já que diferentes alimentos possuem diferentes nutrientes. A cor é um ótimo indicador disso, então tente comer um arco-íris de diferentes frutas e legumes todos os dias.

 

Para você cozinhar de forma mais saudável, veja essas substituições simples que vão te ajudar:

  • Escolha cortes magros de carnes e corte qualquer gordura visível e remova a pele do frango.
  • Use panelas antiaderentes para cozinhar (um jato de óleo spray ou 1-2 c.c. de óleo são o suficiente para a comida não agarrar). Se vai cozinhar pedaços grandes de carne ou bife, use um pincel para espalhar um pouco de óleo pela carne ao invés de colocar óleo na panela.
  • Use óleos de soja, canola ou girassol – eles contêm gorduras saudáveis (mono e poli insaturadas). Mas lembre-se de usar em pouca quantidade, claro!
  • Se os legumes refogados estão agarrando no fundo da panela, adicione um pouco de água ao invés de óleo.
  • Forrar tabuleiros com papel manteiga. Isso reduz a quantidade de óleo para untar e facilita na hora de lavar também!
  • Cozinhe os legumes a vapor, isso conserva melhor os nutrientes.