Dicas E Artigos

Sol: aproveite com moderação

As estações mais quentes chegaram. Cuide-se!

A temperatura já aumentou e você provavelmente está pensando caminhar, nadar, andar de bicicleta ou fazer qualquer atividade, desde que seja ao ar livre. Mas cuidado com os perigos do sol!

Organizações de saúde alertam para a relação direta do câncer de pele com a exposição excessiva ao sol. Está provado que os raios UVA causam envelhecimento. Para prevenir o câncer de pele e manter uma aparência saudável, não se exponha à radiação UV.

Além disso, a exposição em excesso pode causar olheiras, queimaduras, rugas prematuras e sardas. A proteção adequada mantém sua pele saudável e jovem por mais tempo. Siga nossas dicas:

1. Use filtro solar
Especialistas recomendam o uso de filtro solar com FPS mínimo de 25, aplicado 90 minutos antes de sair ao ar livre

2. Entenda o FPS
Algumas pessoas leem ´FPS 8’ e pensam que isso significa que o protetor tem duração de oito horas. Não é verdade. O FPS 8 permite que uma pessoa que normalmente se queimaria em 20 minutos permaneça exposta ao sol durante o período de oito vezes 20 minutos (ou seja, 160 minutos) antes que comece a se queimar.

3. Reaplique o filtro solar
Faça isso durante todo o dia, especialmente depois de se exercitar ou nadar.

4. Não economize
Aplique uma quantidade significativa e não espalhe muito. O FPS 15 pode agir como 7 se a camada aplicada por muito fina.

5. Não se esqueça de proteger os lábios
Os lábios contêm pouca ou nenhuma melanina e são especialmente vulneráveis aos efeitos do sol. Não esqueça também das pálpebras, orelhas e pés. Essas áreas podem sofrer queimaduras dolorosas.

6. Aplique antes da maquiagem ou hidratante
Exceção: Se o seu protetor contém óxido de zinco ou óxido de titânio, que refletem os raios UVA, deixe para aplicar por último.

7. Leia as embalagens 
Deve-se procurar pelos protetores solares que protegem dos raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

8. Só o protetor solar não é suficiente
De acordo com a AAFPRS, até 80% dos casos de câncer de pele são na cabeça e no pescoço, portanto, use chapéus de abas largas para maior proteção e verifique se os óculos escuros oferecem proteção contra os raios UVA e UVB. Não pense que camisetas protegem de queimaduras: segundo a AAFPRS, elas só oferecem proteção entre 8 e 12 FPS, e menos ainda se estiverem molhadas.

9. Proteja o filtro solar do sol
O calor pode alterar os efeitos químicos, fazendo com que o produto perca sua utilidade. Compre um protetor solar no início de cada verão e guarde em um recipiente que isole o calor enquanto estiver na praia ou na piscina.