Será que eu estou realmente com fome?

Descubra como identificar se você precisa mesmo comer ou fazer outra coisa.

“Coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito.” No que diz respeito aos conselhos de perda de peso, essa é uma das dicas mais simples que existem. Mas quando se trata da realidade, isso pode ser surpreendentemente difícil - e é por isso que não é algo que recomendamos como tática para ajudar a controlar a alimentação.

“Parte do seu apetite vem da fome física, quando seu corpo realmente precisa de energia”, diz Stephan Guyenet, PhD, autor de The Hungry Brain. “Mas outros aspectos do apetite podem vir do pensamento de que comer um brownie pode ser incrível.”

Então, como saber a diferença? Felizmente, é mais fácil do que você imagina. Aqui está o que você precisa saber sobre seu apetite e como decifrar os sinais confusos que ele pode enviar.

Por que comemos quando não estamos com fome?

A resposta se resume à biologia. Para se proteger contra a fome, os humanos evoluíram para ansiar fontes concentradas de gordura, açúcar, proteína e amido. Comer essas coisas não enche apenas a nossa barriga. Esses alimentos também estimulam o cérebro a liberar dopamina, hormônio que nos deixa felizes. “Não importa se você já está satisfeito, você ainda vai achar esses alimentos atraentes”, explica Guyenet.

Você sabe que comer quando não está com fome pode impedir sua perda de peso. Mas ser ou não capaz de repassar esses alimentos tentadores geralmente depende de uma série de fatores. Por um lado, o emocional: como alimentos saborosos melhoram o humor, comê-los pode aliviar temporariamente os sentimentos de tristeza ou estresse - além de te distrair se você estiver entediado.

Além disso, muitas vezes somos levados a comer por hábito. Se você tende a fazer um lanche enquanto assiste TV, pode pegar a pipoca sem nem perceber. Outras vezes, coisas tentadoras simplesmente estão lá. “A conveniência é muito poderosa. Você não precisa estar com fome para pegar um punhado de batatas fritas ao passar por elas.”

Reconheça a verdadeira fome

Há uma quantidade terrível de coisas que podem te levar a comer. Então, como descobrir se aquela fatia de pizza parece tão boa porque você está realmente com fome ou por um motivo completamente diferente?

  • Primeiro, sintonize-se com seu corpo. A fome física é acompanhada por sensações físicas difíceis de passar despercebidas. Seu estômago pode começar a roncar ou sua energia pode estar um pouco baixa - e quanto mais tempo se passar da sua última refeição, mais fortes esses sinais irão ficar.
  • Observe quais alimentos também despertam seu interesse. Quando você está com fome, até mesmo alimentos simples e saudáveis como uma maçã ou amêndoas soam atraentes. Mas se você está com vontade de algo específico - como batatas fritas ou um brownie de chocolate - seu desejo de comer provavelmente está vindo de outro lugar.

Prepare-se para o sucesso

Ser capaz de identificar quando você está realmente com fome pode te ajudar a evitar comer por outros motivos. Mas fazer algumas mudanças simples pode ajudar a evitar que essas situações aconteçam. “Se você modificar seu ambiente para que alimentos tentadores não chamem a sua atenção, você não terá que lutar tanto contra seus impulsos.”

Por exemplo, guardar os lanches no fundo da despensa em vez de mantê-los no balcão, onde são fáceis de pegar sem pensar - ou não tê-los por perto. “Se o seu cérebro sabe que você terá que ir ao supermercado para comprar sorvete, é mais fácil resistir e a vontade pode até ir embora.”

Além disso, fique no controle do seu estado emocional. Para muitas pessoas, sentir-se oprimido ou estressado pode desencadear um frenesi alimentar. Portanto, tome medidas para manter seus níveis de estresse sob controle - como exercícios, meditação ou até mesmo um diário.

Então, da próxima vez que você achar que está com fome, pergunte a si mesmo:

  • Estou sentindo sensações físicas - como ronco na barriga e pouca energia?
  • O que eu estou a fim de comer - eu ainda comeria se isso fosse uma maçã?
  • Qual é o esforço necessário para conseguir tal alimento?
  • Como eu estou me sentindo?

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!