Dicas E Artigos

Sempre em forma

Sem mais desculpas! É hora de fazer acontecer, não importa a sua rotina.

Não há dúvidas sobre os inúmeros benefícios para a saúde que a atividade física proporciona, mas encontrar tempo para isso pode ser um desafio. Há sempre uma razão para colocar o exercício em segundo plano, não importa o estágio de sua vida. Você precisa de ajuda para mudar isso? Então veja como fazer acontecer.

Cuidando dos filhos em casa

O lado bom é não ter um chefe exigente e poder passar um tempo maior ao ar livre. O lado ruim são as noites sem dormir e a possibilidade infinita de comer besteiras ao longo do dia.

As demandas de cuidar de um novo bebê ou correr atrás de uma criança podem resultar em muitos pais simplesmente sem tempo e energia para cuidar de si mesmos. Preparar uma refeição saudável é difícil; dormir mais de cinco horas, um milagre. O que fazer? Escreva uma lista de exercícios simples e cole em algum lugar que você vê sempre. Seu treino não precisa acontecer em um trecho contínuo. Quando encontrar alguns minutos, faça uma série. Agachamentos aqui, pesos ali e até o final do dia você terá feito um treino de corpo inteiro!

Trabalho em meio período

A boa notícia é que você tem maior flexibilidade. Mas, ao mesmo tempo, faz malabarismo todos os dias entre o trabalho e a família. Tudo parece sempre corrido e você não consegue se comprometer com uma rotina.

É preciso pensar com antecedência e planejar atividades físicas. Tente encaixar uma caminhada de 30 minutos entre a saída do escritório e o horário de buscar as crianças na escola. Não subestime sua pausa de almoço; alugue uma bicicleta ou corra na esteira da academia mais próxima. Esses intervalos vão te dar mais disposição para as inúmeras tarefas do dia, além de te deixar em forma.

Turnos alternativos

Você tem algumas horas de sol para si mesmo, mas muda os horários esporadicamente e, muitas vezes, troca o dia pela noite. Montar um plano diário não é algo fácil.

Se você começa a trabalhar à noite, quando o corpo é biologicamente preparado para dormir, está naturalmente propenso a ganhar peso, mesmo quando não há mudança na quantidade de alimentos que come. Nós sabemos, isso é muito injusto. Nossa sugestão é: ouça seu corpo. Ele vai te dizer quando tem mais disposição naturalmente e mostrar os melhores momentos para fazer exercícios. Existem academias 24h para seus intervalos no turno da noite e contratar um personal trainer experiente pode ser uma opção inteligente e flexível.

Trabalho em tempo integral

Você conhece bem seus horários. A desvantagem aqui é que seu emprego toma muitas horas do dia. Uma boa ideia é tentar transformar os trajetos em oportunidades para exercícios. Encontre uma academia ou clube no caminho para praticar natação, por exemplo. Sem sair da sua rota habitual você economiza tempo.

Importante: preste atenção também no tempo em que fica sentado durante o expediente. Mesmo se conseguir encaixar uma hora de atividades no seu dia, isso não significa que pode ficar parado o resto dele. Faça pausas frequentes, levante-se para beber água ou falar com um colega em outra mesa.