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Você toma leite?
Uma pesquisa realizada em julho de 2009 e publicada no Jornal Americano de Nutrição Clínica (American Journal of Clinical Nutrition) mostrou que...

...quem tem o hábito de tomar um café da manhã rico em proteína do leite tende a consumir diariamente menos 50 calorias do que quem faz um desjejum rico em açúcar.

Dois grupos participaram da pesquisa. O primeiro tomou uma porção de 250 calorias de suco de frutas. O segundo, as mesmas 250 calorias em leite desnatado. O grupo que havia bebido leite relatou maior saciedade quatro horas após a refeição e comeu menos na refeição seguinte.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar as descobertas desse estudo, Keith Ayoob, professor associado do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, diz que “esse estudo mostra o potencial que os produtos lácteos podem ter. Consumir mais leite e derivados em qualquer quantidade é um ganho”.

Café da manhã

Pesquisas mais antigas mostraram que as crianças que tomam café da manhã têm melhor desempenho nas avaliações escolares. A boa notícia é que estudos mais recentes revelam que os adultos que têm esse hábito também podem ser beneficiados.

Ayoob sugere: “Observe a quantidade de leite e derivados que você consome no café da manhã e veja como isso afeta sua saciedade. Depois, faça pequenas mudanças no sentido de aumentar essa sensação”.

Veja algumas sugestões para preparar um de café da manhã saboroso e rico em proteína do leite: 

Para beber num gole só:

- Prepare um chocolate quente com leite, cacau em pó, extrato de amêndoas ou de canela.

- Para preparar um chá indiano caseiro, mergulhe um sachê de chá no leite e acrescente suas ervas aromáticas favoritas. Aqueça no micro-ondas e saboreie. 

- Sempre que for tomar uma xícara de café ou de chá, acrescente uma pequena dose de leite.

- Adoce o leite gelado com essência de baunilha e um sachê de adoçante.

Para mastigar:

- Pegue um iogurte desnatado e complete o pote com queijo cottage.

- Misture frutas frescas com qualquer tipo de derivado do leite. 

- Coma o cereal integral com leite ou iogurte desnatado ou semidesnatado.