Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo
Nutricionista do Vigilantes do Peso fala sobre os problemas relacionados ao sobrepeso e como superá-los

Antes estar à frente do Departamento de Nutrição do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida trabalhou em empresas de grande porte e conferiu de perto os problemas que normalmente afetam a saúde e a qualidade de vida dos funcionários. Nesta entrevista, ela fala um pouco sobre como a obesidade o sobrepeso são encarados no mundo corporativo.

Vigilantes do Peso: Na sua opinião, por que as empresas devem investir em programas de emagrecimento em ambientes corporativos? 
 
Sônia Almeida: As corporações já têm consciência de que a saúde e o bem-estar dos seus funcionários são fatores importantes para a saúde financeira da empresa. Os gastos com planos de saúde, absenteísmos e atrasos, entre outros problemas relacionados ao sobrepeso, geram custos significativos para as empresas. 
 
VP: Quais são os problemas de saúde mais comuns que os funcionários apresentam relacionados à obesidade?
SA: O sobrepeso e a obesidade podem desencadear várias doenças relacionadas à síndrome metabólica, como hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom.
 
VP: Quais são as principais dificuldades encontradas por funcionários que seguem um programa de emagrecimento dentro das empresas? 
SA: Muitos funcionários não tem um horário definido para realizarem as refeições principais e não têm acesso a refeitórios. Além disto, é comum que os colaboradores tenham a permissão da empresa para pedirem comida no estilo delivery, facilitando o consumo em restaurantes fast foods. Todas essas questões podem influenciar as más escolhas alimentares e o hábito de comerem na mesa de trabalho enquanto executam suas tarefas.
 
VP: Como nutricionista, quais são as suas sugestões para que as empresas possam solucionar os problemas acima mencionados? 
SA: As empresas devem cuidar da saúde e bem-estar dos seus funcionários como uma forma de investimento. Respeitar e exigir o cumprimento do horário das refeições, oferecer um local apropriado para os funcionários consumirem suas refeições, não permitir que os colaboradores peçam comida delivery, criar projetos para promover a saúde, oferecer o acesso à água potável, retirar as máquinas de refrigerantes e salgadinhos, fornecer refeições saudáveis ou tickets para que os funcionários possam manter uma alimentação equilibrada em restaurantes fora da empresa. 
 
VP: De que forma os funcionários podem colaborar para conquistarem um ambiente corporativo mais saudável? 
SA: Os funcionários devem sugerir soluções para a promoção da saúde nas empresas, fazer bom uso do ambiente disponível, trazer refeições saudáveis de casa e ser mais ativos fisicamente para conquistarem mais saúde e qualidade de vida dentro e fora do ambiente corporativo.