Alimentação

Saladas para todos os gostos

Confira essas dicas para montar saladas como acompanhamentos deliciosos ou pratos principais de dar água na boca.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, afirma que a base da nossa alimentação deve ser de alimentos minimamente processados, ou seja, que tenham passado por nenhum ou quase nenhum processo de industrialização. No Vigilantes do Peso, recomendamos a ingestão de frutas, legumes e verduras pelo menos 5 vezes ao dia. E a melhor maneira de garantir esse consumo é apostando nas saladas.

Um arco-íris de possibilidades​

Quanto mais colorida, maior é a garantia de que estamos ingerindo todos os nutrientes de que o organismo necessita. Laranja, vermelho, verde, roxo e branco são as cores que devemos ter todos os dias nos nossos pratos.

Alimentos da cor laranja - abóbora, a cenoura e a própria laranja - são ricos em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Os vermelhos - tomate, melancia e pimentão – possuem betacarotenos e licopeno, que podem ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata. Roxos - repolho, cebola roxa e beterraba – têm substâncias que combatem o envelhecimento precoce. Alimentos verdes, como as folhas em geral, são ricos em fibras, fósforo e ferro. E os brancos - couve-flor, inhame e aipim - são fontes de vitaminas do complexo B, que atuam na produção de energia e na proteção das células.

Abuse da variedade

As saladas não precisam ser compostas só de folhas ou legumes. Você pode enriquecê-las ainda mais combinando leguminosas, como o grão-de-bico e a lentilha, ou adicionando massas integrais e frutas frescas ou secas, como maçã, laranja, passas e castanhas. É possível ainda adicionar proteínas magras, como ovos cozidos ou atum. Uma refeição completa!

Outra dica é utilizar temperos naturais para dar um toque especial, como suco de limão, orégano, pimenta-do-reino, coentro, salsa, hortelã ou manjericão. Molhos a base de iogurte natural também são opções saborosas e saudáveis para incrementar a sua salada.

Modo de preparo

A melhor forma de consumir saladas é sempre prepará-las na hora ou momentos antes das refeições, para que as folhas se mantenham frescas e crocantes.

Caso opte por levar o prato para o trabalho ou deixar preparado para a janta, guarde em recipientes limpos e fechados, como o Porta-Saladas do VP. O molho também deve ser guardado na Molheira e colocado sobre a salada somente na hora de servir, para que as folhas não fiquem murchas.