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4 passos para lidar com resultados inesperados

Pessoas felizes fazem escolhas saudáveis.

Está desapontado com seus esforços para emagrecer? Avalie seus resultados com base nas quatro estratégias da nutricionista Dawn Jackson Blatner.
Analisando os fatos: sua decisão de entrar em forma e emagrecer aconteceu há algumas semanas (ou meses) e você não se sente pronto para vestir uma calça jeans mais justa ou desfazer das roupas mais largas. Persista! Não há limite de tempo para ter o corpo dos seus sonhos, aquele que você possa olhar e admirar.

Confira quatro táticas recomendadas pela especialista em nutrição do Northwestern Memorial Wellness Institute, Dawn Jackson Blatner, para reorganizar seu plano de emagrecimento e elaborar novas estratégias para alcançar seus objetivos.

1. Adote a regra de 80/20

Muitos Associados têm metas tão distantes e radicais que parecem inacessíveis (como mudar radicalmente a alimentação, eliminando as batatas fritas, por exemplo). Quando as expectativas são muito grandes, as chances de desistir são maiores. “Nosso objetivo é o progresso, não a perfeição”, explica Blatner. “O maior erro cometido por quem segue um plano alimentar para emagrecer é almejar a perfeição”, afirma.

As pessoas deveriam se empenhar para manter a determinação por 80% do tempo, assim quando as circunstâncias não forem as melhores (20% do tempo restante), não vão desanimar. Apenas pense: se não estivesse se esforçando para melhorar sua saúde, os números na balança iriam subir.

2. Divida sua meta em objetivos menores

Se pretende eliminar 20 quilos em três meses, suas expectativas estão exageradas. “Divida a perda total para alcançar o seu peso saudável em perdas menores”, sugere a nutricionista. Cada pequena conquista serve de incentivo e faz com que você reveja o seu progresso. Não se comprometa com metas muito grandes, como perder muito peso ou deixar de comer vários tipos de comida. Tenha objetivos mais concretos, como eliminar 5% ou 10% do seu peso atual ou trocar o doce do lanche da tarde por uma fruta fresca.

3. Renove sua decisão

“Coloque em prática a chamada ‘renovação da resolução’, perfeita para o período de três meses”, sugere Blatner. Avalie sua situação atual e onde pretende chegar. Certifique-se de que seu propósito inicial é realista. Sua meta deve estabelecer hábitos positivos para a vida toda e não uma modificação temporária. “Não se trata de uma corrida de velocidade, mas de uma maratona”, diz a nutricionista. Não importa quando irá finalizar a prova, desde que chegue lá. Então, defina metas tangíveis e garanta que terá um sistema de apoio e recompensas.

4. Use alguns artifícios

Algumas pessoas estabelecem a mesma meta e usam a mesma linguagem repetidas vezes. Se não funcionou da última vez (ou nas dez tentativas anteriores), é hora de inovar. Digite sua meta e salve como proteção de tela no seu computador. Programe um alarme para despertar na hora da caminhada. Mantenha lanches saudáveis no refrigerador ou frigobar do seu local de trabalho. Coloque R$ 10 ou R$ 20 em um cofre a cada quilo perdido e reserve para compras depois que alcançar sua meta. Seja lá o que for, experimente algo novo.

Não desanime se estiver perdendo peso devagar. Essa é a melhor forma de emagrecer!