Alimentação

Receitas Saudáveis Para o Jantar: O Que Posso Comer a Noite?

Conheça algumas receitas saborosas, práticas, leves e nutritivas para refeições noturnas e descubra por que o jantar deve fazer parte da sua rotina alimentar.

 

Comer bem é essencial , principalmente se você está passando por um processo de reeducação alimentar. E isso inclui não pular nenhuma refeição. 

 

Por que você deve comer à noite?

 

Certamente você já ouviu falar que devemos tomar café da manhã de rainha, almoço de princesa e jantar de plebeia. Esse tipo de discurso deve ser encarado com muito cuidado.

Claro que, durante a noite, o ideal é evitar refeições pesadas. Mas a preocupação com opções mais saudáveis de alimentos deve ser a mesma para todos os momentos. Lembre-se de que hábitos saudáveis não devem ser associados a punições.

O jantar é a refeição que irá fechar seu dia com chave de ouro.  Afinal, ele fornecerá todos os nutrientes para que seu corpo possa recuperar as energias enquanto você dorme.

 

Que receitas preparar para um jantar leve e nutritivo?

 

Muitas pessoas acreditam que é preciso investir em alimentos caros e receitas rebuscadas. Isso foge completamente da proposta, já que a intenção é justamente te ajudar a fazer boas escolhas com os recursos que você tem.

Portanto, para fazer uma refeição noturna saudável, você não precisa gastar muito. Basta usar a criatividade e fazer as melhores combinações, como as que compartilharemos a seguir.

 

1. Omelete de legumes

 

O ovo é uma ótima fonte de proteína. Esse alimento é uma boa opção para aqueles dias corridos que pedem o preparo de refeições mais rápidas e práticas.

Ingredientes: 2 ovos, ½ cenoura ralada, cebola picada em cubos a gosto, 1 punhado de salsa e sal a gosto

Modo de preparo: Bata os ovos com um garfo ou fue. Adicione os demais ingredientes e mexa levemente. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e despeje a massa. Mantenha em fogo baixo para não queimar. 

Assim que um dos lados estiver dourado, vire com cuidado para que o outro também seja assado. Você pode servir a omelete com salada de folhas verdes. 

 

2. Frango grelhado à jardineira

 

As carnes brancas são ótimas fontes de ômega 3, 6, ácidos graxos, entre outras substâncias que melhoram o funcionamento do organismo. 

Ingredientes: 200g de filé de peito cortado em cubos, 1 dente de alho, ¼ de cebola picada, suco de ½ limão, 1 tomate sem pele e sem semente picado, 1 cenoura cortada em fatias e ½ pimentão cortado em fatias.

Modo de preparo: Tempere o filé de frango com o alho, limão e sal a gosto. Em uma frigideira, refogue a cebola em um fio de azeite. Adicione o frango e mexa até que ele fique bem sequinho. Adicione os outros ingredientes e despeje 200 ml de água. Mexa de vez em quando e desligue o fogo quando assim que a água secar.

 

3. Salada de folhas verdes com atum

 

As saladas são sempre uma opção para o jantar e podem ser servidas como acompanhamento. Elas contribuem para o bom funcionamento do organismo, além de transmitirem sensação de saciedade.

Ingredientes: Folhas de rúcula, alface, agrião e acelga; salsinha, cebolinha, azeite, limão, 1 lata de atum e sal a gosto.

Modo de preparo: Higienize as folhas verdes. Coloque-as em um recipiente e tempere com o sal, azeite e limão. Adicione o atum e sirva. 

 

4. Creme de couve-flor 

 

A couve flor é uma ótima fonte de vitamina C, fibras alimentares, cálcio, ferro, zinco e magnésio. Ela pode ser usada para o preparo de um prato nutritivo quente (em dias de inverno) ou frio (quando o calor do verão se fizer presente).

Ingredientes: 1 couve-flor média, 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 caixinha de creme de leite, salsinha e sal a gosto 

Modo de preparo: Corte a couve-flor em pequenos pedaços. Coloque em uma panela com água o quanto baste e deixe cozinhar. Bata a couve-flor no liquidificador junto com a água do cozimento.

Em uma panela, refogue o alho e a cebola em azeite. Adicione a couve-flor batida e o sal e deixe ferver por alguns minutos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a salsa. 

 

5. Creme de cenoura

 

A cenoura é rica em betacaroteno, antioxidante responsável por sua cor alaranjada. Ela é ótima fonte de fibras e fósforo, além de vitaminas A, B2, B3 C.

Ingredientes: 4 cenouras médias, 1 cebola pequena, sal, 1 dente de alho, lascas de gengibre, azeite e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo: Cozinhe as cenouras e bata no liquidificador com lascas de gengibre e uma quantidade de água de cozimento suficiente para formar um creme consistente. Refogue o alho no azeite a cebola e o alho, despeje o creme e adicione o sal.

Deixe cozinhar por alguns minutos. Desligue o fogo e adicione o cheiro verde a gosto. Caso queira um creme mais cremoso, a dica é cozinhar abóbora junto com a cenoura. 

 

Qual é o melhor horário para comer durante a noite?

 

O horário mais adequado para você se alimentar no período noturno depende da rotina que você tem. É importante seguir um programa personalizado de reeducação alimentar para descobrir qual é a melhor estratégia para seu caso.

O WW Vigilantes do Peso possui uma equipe multidisciplinar de especialistas que acompanham de perto sua jornada e objetivos, com foco na sua saúde, bem-estar e autoestima.