Receitas Para o Café da Tarde: 5 Dicas Rápidas, Práticas e Deliciosas
Aquele momento especial vai ficar ainda mais delicioso com nossas receitas rápidas e saborosas
Dietas restritivas e que prometem emagrecimento rápido não são sinônimos de reeducação alimentar.
Muito pelo contrário: restrição, jejum e sofrimento são palavras que não entram no vocabulário quando o assunto é saúde do corpo e da mente.
Um dos princípios da reeducação alimentar é evitar que você passe muitas horas sem comer.
Por isso, além de café da manhã, almoço e jantar, é fundamental que você considere incluir em seu cardápio lanches entre as principais refeições.
Para te ajudar, nós selecionamos 5 receitas para um delicioso café da tarde.
Continue a leitura para aprender a preparar pratos deliciosos, de forma rápida e com ingredientes que podem ser encontrados facilmente.
1. Tapioca com tomate e queijo
A matéria-prima da tapioca é a mandioca. A substância farinácea que compõe esse alimento é extraída das raízes do tubérculo.
Ela conta com ótimas fontes de carboidratos, ácido fólico, vitamina C, magnésio, manganês e cobre.
Por possuir quantidade significativa de ferro e com baixo teor de sódio, a tapioca lidera as receitas para o café da tarde.
Ela é livre de glúten, promove o aumento de energia, ajuda na saúde dos ossos e no controle da pressão arterial.
Ingredientes: 3 colheres de sopa de goma de tapioca; 1 fatia de queijo prato cortada ao meio e 1 tomate cereja cortado em fatias.
Modo de preparo: Adicione a goma hidratada de tapioca em uma frigideira previamente aquecida. Cozinhe até que a farinha esteja aglutinada.
Vire com uma espátula. Adicione o queijo e o tomate. Dobre outra metade e deixe no fogo até o queijo derreter.
2. Bolo fofo de chocolate com calda
O chocolate, além de ser delicioso, é rico em flavonoides, vitaminas A, B, C, D e E, fósforo, ferro, entre outros nutrientes.
Esse alimento contribui para a saúde cardiovascular e estimula o sistema nervoso central.
Além disso, o chocolate contribui para a manutenção do nosso humor.
Ele promove uma sensação de bem-estar por conter nutrientes que estimulam a produção de endorfina e dopamina, substâncias relacionadas ao relaxamento.
Ingredientes: 1 xícara e ½ de farinha de trigo; 1 xícara e ½ de açúcar mascavo; 1 xícara de cacau em pó; 1 colher de chá de fermento em pó; 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; 1 pitada de sal; 1 xícara de leite desnatado; 3 claras de ovo.
Você também vai precisar de 3 colheres de sopa de manteiga; 1 colher e ½ de chá de essência de baunilha; 1 xícara de água quente; 1 colher de chá de açúcar de confeiteiro e ¼ de c xícara de açúcar.
Modo de preparo: Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar mascavo, 3/4 de xíc. de cacau em pó, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Use outro recipiente para bater o leite, as claras, 1 C.S. de manteiga e a baunilha com a ajuda de um mixer.
Acrescente a água e adicione a mistura seca da primeira tigela. Leve ao forno por 30 minutos ou até que o bolo fique assado. Para a calda, misture o restante da manteiga, do cacau, 6 C.S. de água quente e o açúcar. Espalhe a cobertura por cima do bolo.
3. Pão de queijo
A fécula de mandioca, também conhecida como polvilho doce, é uma ótima fonte de energia para o corpo. Rica em vitamina K, cálcio e ferro, ela tem importante papel na proteção do sistema ósseo e neurológico.
Esse alimento ajuda a combater a prisão de ventre, problema que pode ocorrer pela baixa ingestão de fibras. A fécula de mandioca também é rica em triptofano, substância que ajuda a aliviar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Ingredientes: 4 xícaras de fécula de mandioca ou polvilho doce; 1 xícara e ½ de leite desnatado; 1 xícara de água; 6 colheres de sopa de óleo de soja; 1 xícara e ½ de queijo parmesão ralado light; 1 xícara de mussarela; 2 ovos grandes e 1 colher de chá de sal.
Modo de preparo: Em uma panela grande, misture o leite, a água, o óleo e o sal e leve ao fogo médio, mexendo bem. Quando começar a levantar fervura, adicione a fécula de mandioca e mexa até ficar homogêneo. Acrescente os ovos.
Retire do fogo e adicione os queijos, mexendo até incorporar tudo à massa. Caso a massa fique muito líquida, acrescente um pouco mais de fécula. Molhe as mãos em água fria, pegue uma porção da massa e faça bolinhas. Asse por 20 minutos.
4. Capuccino refrescante
O café possui grande quantidade de antioxidantes e nutrientes estimulantes, como a cafeína. Ele ajuda a prevenir o cansaço, melhorando o humor e garantindo disposição, além de contar com substâncias anti-inflamatórias.
Seus componentes também ajudam a proteger as células, de danos dos radicais livres, e o coração. Ele favorece o aumento do colesterol bom (HDL), considerado cardioprotetor, e a diminuição do colesterol ruim (LDL).
Ingredientes: 2 colheres de sopa de calda de chocolate; ½ xícara de café preto sem açúcar; ½ xícara de leite desnatado; ¼ de xícara de água com gás;1 pitada de canela em pó e 1 xícara de cubos de gelo.
Modo de preparo: No liquidificador, bata rapidamente a calda de chocolate, o café, o leite, a água com gás e a canela. Encha um copo com os cubos de gelo e coloque o cappuccino cuidadosamente.
5. Panquecas de banana com aveia
A banana é rica em carboidratos e, por isso, no café da tarde, atua oferecendo energia para o organismo. Um de seus componentes é o triptofano, que ajuda no aumento da sensação de saciedade e bem-estar, além de melhorar o humor.
A fruta auxilia na regularização do intestino, já que possui uma quantidade significativa de fibras. Por ser rica em potássio e magnésio, também auxilia na prevenção de cãibras, reduz a pressão arterial e relaxa os vasos sanguíneos.
Ingredientes: 1 banana; 1 ovo; 2 colheres de sopa de farinha de aveia e 1 colher de sopa de mel.
Modo de preparo: Em uma tigela, amasse a banana. Acrescente o ovo e a aveia. Despeje 2 colheres rasas da mistura em uma frigideira antiaderente aquecida com 1 fio de óleo. Cozinhe dos dois lados até dourar. Repita com o restante da massa e sirva com mel.
Gostou das receitas para o café da tarde? Dica extra: aproveite essas sugestões para começar a criar o hábito de cozinhar em casa. Com isso, você adquire mais consciência a respeito de sua alimentação. Conte com o WW Vigilantes do Peso para manter o foco no seu bem-estar e na saúde do seu corpo e da sua mente.
Matheus Motta Nutricionista no Vigilantes do Peso. Com mais de 5 anos de experiência na área atuando em atendimento personalizado, ele é responsável por todo o conteúdo do programa sobre alimentação, saúde e bem-estar.