Dicas E Artigos

Receitas Com Açaí: 5 Práticas e Rápidas, Fits e Deliciosas

Quando preparado com ingredientes saudáveis, o açaí pode ser grande aliado no processo de reeducação alimentar

Quando preparado com ingredientes saudáveis, o açaí pode ser grande aliado no processo de reeducação alimentar

 

De origem amazônica, o açaí é muito popular entre os brasileiros. Ele se tornou referência na alimentação saudável, graças às suas propriedades antioxidantes. Além disso, ele conta com fibras, lipídios, vitamina C, potássio, zinco, entre outros compostos.

O açaí é vendido em restaurantes, supermercados, lanchonetes e quiosques. A criatividade das pessoas ao prepará-lo gera infinitas possiblidades e combinações. E é aí que reside o problema.

De alimento saudável, ele pode se tornar um problema se você não souber combiná-lo com opções menos nocivas ao seu organismo. A adição de leite condensado, açúcares, calda de chocolate, confeitos, entre outros, pode atrapalhar a reeducação alimentar.

Por isso, é importante você entender que o açaí em si pode ser inserido em seu cardápio, desde que você opte por receitas mais nutritivas. Confira algumas dicas de preparo fit, que une sabor e nutrição. 

 

1. Creme de açaí com goiaba

 

Ingredientes: Você vai precisar de 500gr de creme de açaí e 1,5 kg de goiaba vermelha madura. 

Modo de preparo: Corte as goiabas ao meio e retire as sementes. Adicione meia xícara de chá de água às frutas e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e coe. No liquidificador, bata a goiaba junto com o açaí até formar um creme homogêneo. 

Distribua o creme em taças ou compoteira e leve ao congelador por 3 horas. 

 

2. Suco detox de açaí

 

Ingredientes: 100 gramas de açaí, 1 folha de couve manteiga orgânica, ½ xícara de chá de água filtrada, 1 xícara (café) de chá de hibisco, 1 colher de sobremesa de mel e gelo a gosto. 

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

 

3. Panqueca de açaí

 

Ingredientes: 1 ovo, 2 claras, 2 colheres de sopa de proteína de arroz sabor baunilha, 1 colher de sopa de farinha de aveia, 2 colheres de sopa de açaí, 1 colher de café de bicabornato, 1 colher de café de óleo de coco, 1 colher de sopa de granola e 2 bananas. 

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a granola, o óleo de coco e a banana. Unte uma frigideira antiaderente com óleo de coco e leve ao fogo. Espalhe o óleo pela frigideira, despeje a massa e doure dos dois lados. Quando a panqueca estiver pronta, recheie com a granola e a banana em rodelas.

 

4. Shake de açaí

 

Ingredientes: 50 g de açaí congelado, 5 unidades de uva, 3 morangos, 200 ml de água de coco, 1 pedaço pequeno de gengibre. 

Modo de preparo: Lave e higienize bem as frutas. Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até ficar com uma consistência espessa. Beba logo em seguida. 

 

5. Bowl energético

 

Ingredientes: ½ mamão papaia cortado em pequenos cubos, 1 laranja em pedaços, ½ banana-nanica cortada em rodelas, ½ xícara de chá de granola light, 1 colher de sopa de geleia extra cremosa de açaí e banana. 

Modo de preparo: Coloque, na ordem, as frutas, granola a geleia em uma tigela. Consuma em seguida. 

Como comprar e consumir açaí 

Se você mora em uma cidade em que só é possível encontrar açaí em sua versão industrializada, é importante atentar-se para a descrição na embalagem. Os produtos vendidos em supermercados e lojas podem conter xarope de guaraná.

Esse componente pode deixar o açaí mais doce e, consequentemente, mais calórico. O ideal é preferir pelo produto que não contenha xarope na composição. Sempre que possível, consuma a polpa natural, que não tem conservantes.

Outro cuidado que você deve tomar é com a porção que será ingerida, principalmente se estiver em um processo de reeducação alimentar. Se você pratica exercícios, a indicação é consumir o açaí antes ou depois do treino.

 

Qual é a porção ideal de uma receita de açaí?

 

Para saber qual é o consumo ideal de açaí para seu perfil, é importante que você faça parte de um programa de reeducação alimentar. Por meio dele, você será capaz de introduzir alimentos em suas refeições de forma estratégica e consciente.

Lembre-se de que o que está em questão não é o que, mas como você come. O objetivo não é deixar de consumir o que você gosta, mas te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis e que se adequam ao seu objetivo nutricional.

Faça parte dos programas criados pelo Vigilantes do Peso para ter acesso aos métodos eficazes de autoconhecimento e emagrecimento saudável. Contamos com equipe especializada multidisciplinar para te ajudar em cada etapa.

Escolha entre as modalidades presencial ou à distância dos programas de reeducação alimentar para ter acesso a métodos saudáveis de reeducação alimentar. Com isso, você poderá descobrir quais são as porções de açaí ideais para você.