Quanto mais cor, mais saúde

Saiba mais sobre as cores dos alimentos e seus nutrientes.

O segredo para uma vida mais saudável está nas escolhas alimentares certas. Mas você sabia que quanto mais colorido o prato, mais nutrientes diferentes você está consumindo? E que os pigmentos que conferem cor às frutas, verduras e legumes também podem trazer benefícios para o organismo?

A coloração dos alimentos é determinada pela presença de substâncias específicas em sua composição. Chamadas substâncias bioativas, os pigmentos que dão a cor característica de cada alimento (verde, vermelho, laranja, roxo, branco, marrom) também trazem tantos benefícios à saúde quanto as vitaminas e minerais neles presentes. Eles podem possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antienvelhecimento precoce e de prevenção de doenças como gripe, anemia e até câncer.

Os principais pigmentos presentes nos alimentos são os carotenoides (conferem a cor vermelho-alaranjada), as antocianinas (conferem a cor arroxeada), a clorofila (confere a cor verde) e as antoxantinas (conferem a cor branca ou amarela). Cada uma dessas substâncias possui propriedades específicas que, aliadas aos demais nutrientes presentes no alimento, trazem inúmeros benefícios à saúde.

Vermelhos, amarelos e laranjas

Alimentos que possuem pigmentos carotenoides chamados licopeno e betacaroteno. O licopeno pode ser encontrado em tomates, melancias e goiabas. O betacaroteno pode ser encontrado no mamão, abóbora, cenoura e manga. Ambos possuem propriedades antioxidantes, ou seja, combatem os danos causados às células pelos chamados radicais livres, que são moléculas que se ligam às células, produzidas principalmente pelo consumo de álcool e cigarro, pela poluição e o estresse. Eles também auxiliam na prevenção de doenças como câncer de mama, de próstata e arteriosclerose, além de combater o envelhecimento precoce.

Alimentos fontes de carotenoides também são fontes de vitaminas A e C. A vitamina A possui função de melhorar a visão e contribuir para a saúde da pele. Já a vitamina C, ajuda na prevenção de gripes e resfriados e aumenta a absorção de ferro pelo organismo, combatendo a anemia.

Arroxeados

Alimentos ricos em antocianinas, pigmentos que conferem cor azulada ou arroxeada aos alimentos. As principais fontes de antocianinas são uva, amora, mirtilo, figo, ameixa, framboesa, açaí, repolho roxo, beterraba e cebola roxa. Por ser uma substância antioxidante, ajuda a combater o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e auxilia na redução dos níveis de colesterol do sangue. Esses alimentos também contêm vitamina B3, que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e renal.

Verdes

A clorofila é a responsável pela cor verde da maioria das verduras. Presente principalmente nas folhas, como couve, espinafre, bertalha, agrião, brócolis e rúcula, ela tem um grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo a arteriosclerose e doenças cardiovasculares, bem como auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo.

Além disso, as folhas verde-escuras também são fontes de ácido fólico, importante substância que participa de várias funções no organismo como a boa saúde do cérebro, a formação do sistema neurológico no feto, o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças cardíacas. Esses alimentos também são fontes de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Brancos e amarelos

Presente nos alimentos de cor branca, bege ou amarelada, como batata, banana, couve-flor, pera, alho, cebola, cogumelos, aipim e inhame, as antoxantinas são substâncias antioxidantes, que combatem alguns tipos de câncer e auxiliam na redução do colesterol. Os alimentos que possuem antoxantina como pigmento também são fontes de vitaminas do complexo B, permitindo o bom funcionamento do sistema nervoso e auxiliando na produção de energia, combatendo a fadiga e melhorando a disposição.

Marrom

Normalmente são alimentos ricos em fibras, gorduras boas e vitaminas do complexo B, além de vitamina E, como os cereais integrais (arroz, trigo, aveia), nozes e castanhas. Melhoram o funcionamento do intestino, combatem o envelhecimento precoce e as doenças cardiovasculares.

 

Cor Substâncias Alimentos Função
Vermelho Licopeno Tomate, melancia, goiaba Prevenção de câncer de mama e próstata, combate o envelhecimento precoce
Amarelo
Laranja
Betacaroteno
Vitaminas C e A
Mamão, laranja, abóbora, manga Melhora a visão e a saúde da pele, previne gripes e resfriados
Roxo Antocianinas Uva, amora, figo, repolho roxo Previne doenças cardiovasculares, auxilia na redução do colesterol do sangue
Verde Clorofila Folhas verdes-escuras em geral Anti-inflamatório, bom funcionamento do intestino e do sistema neurológico
Branco Antoxantina Couve-flor, cogumelo, batata Bom funcionamento do sistema nervoso, combate a fadiga e melhora a disposição
Marrom Vitamina E, fibras e Complexo B Nozes, arroz integral, aveia Previnem doenças cardiovasculares, melhoram o funcionamento do intestino