Qual a sua dieta?

Vegetarianos, veganos, flexitarianos? O VP vai te explicar tudo!

Algumas dietas podem causar muita confusão por aí. Ao longo do tempo, diferentes padrões de alimentação foram surgindo e opções diversas deixaram muita gente sem saber o que seguir. Por isso, o VP resolveu criar um ‘glossário da alimentação’ e sanar algumas dúvidas. Dessa forma, você pode buscar uma vida mais saudável – ou até mesmo uma maneira de emagrecimento – do seu jeito.

Vegetarianos

O termo abrange todos os tipos de vegetarianismo, que é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes – seja ela bovina, suína, de aves, peixes ou frutos do mar. Mas, dentro dele, existem algumas subcategorias:

  • Ovolactovegetarianos: utilizam ovos, leite e laticínios em sua alimentação.
  • Lactovegetarianos: utilizam leite e laticínios em sua alimentação.
  • Ovovegetarianos: utilizam ovos em sua alimentação.

Piscitarianos
 
O termo é usado para descrever aqueles que se abstêm de comer carne animal, exceto peixe.

Flexitarianos

São pessoas que optam por uma dieta principalmente vegetariana, mas que, ocasionalmente, comem carne.

Veganos

O Veganismo é uma filosofia baseada nos direitos animais e abrange diversos princípios - busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, em testes, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio. Em sua dieta, os veganos (ou vegans) se abstém não só de carnes, mas também de alimentos que são feitos com produtos de origem animal ou que podem conter tais itens no processo (como, por exemplo, o ovos, leite, gelatina, mel,).

Vegan “cru”

A “dieta crua” consiste em alimentar-se apenas com ingredientes ​que não foram aquecidos acima de 46°C, na tentativa de não perder qualquer valor nutritivo daqueles itens.

Frugívoros

É o nome dado a quem adota uma dieta à base de frutos, ou seja, come-se apenas uma parte da planta e do talo - raízes e folhas não são ingeridos. 

*O Vigilantes do Peso oferece opções para todos os tipos de dietas. Nossas receitas abrangem uma grande quantidade de opções, tanto para Associados que optam por um determinado estilo como para pessoas com restrições alimentares ocasionadas por questões médicas.