Bem-Estar

O que fazer quando a balança não sai do lugar

O platô acontece com todos nós. Veja como passar por cima dele.

 

Infelizmente, o caminho para perder peso e mantê-lo não é uma linha reta. Algumas semanas serão boas e outras não tão boas assim. Mas, se você está perdendo menos de meio quilo por pelo menos quatro semanas consecutivas, você pode estar, sim, em um platô.

 

Como saber se estou no platô ou apenas inchado (a)?
 

Os platôs são uma parte comum do processo de perda de peso e ocorrem quando a balança está parada (ou quase) por várias semanas. Se o seu peso permanecer o mesmo por apenas uma ou duas semanas; ou se a taxa de peso diminuir, mas não parar, não é um verdadeiro platô. 

Para determinar se você está realmente em um platô, calcule a sua perda de peso média a partir da 4ª semana (isso elimina a perda de peso maior do que o normal, que às vezes acontece nas primeiras 4 semanas). 

 

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O que causa o platô?

  • Mudanças fisiológicas que ocorrem durante a perda de peso - ela pode diminuir seu metabolismo.
  • A perda de tecido muscular magro que, comumente, acompanha a perda de peso - isso também diminui o metabolismo, o que significa que menos calorias são queimadas diariamente.
  • Você não acompanha ou monitora sua alimentação e/ou exercícios com tanto cuidado como antes.

 

Como passar por isso?

 

Quando você chegar ao platô, aqui estão algumas dicas:

 

  • Volte ao básico: se alimentar bem, acompanhar e monitorar os alimentos que têm PontosSmart. Volte para alguns dos hábitos que você tinha no início, como ficar de olho nas porções sempre que possível.
  • Coma mais frutas e vegetais. Pode parecer contra-intuitivo, mas comer mais frutas e vegetais pode ajudar. Eles são obviamente baixos em PontosSmart (em sua maioria PontosZero), mas são ricos em fibras e cheios de vitaminas e minerais. Adicioná-los às suas refeições ao longo do dia irá te ajudar a se sentir saciado e satisfeito.
  • Varie o cardápio. Experimente novas receitas, com novos ingredientes. Saia da rotina!
  • Aumente sua frequência de atividades físicas. Procure maneiras simples de praticar mais atividades: levar a família (ou o cachorro) para um passeio à tarde, estacionar o carro mais longe ou descer do transporte público a uma ou duas paradas antes do seu destino.

  • Concentre-se em suas VABs (Vitórias Além da Balança). Lembre-se de que sua jornada não envolve apenas um número na balança. Jeans mais soltos, noites de sono melhores ou mais energia pra fazer atividades rotineiras também importam! 

  • Mantenha o seu motivo por perto. Com isso, queremos dizer: lembre-se por que você se juntou ao WW Vigilantes do Peso em primeiro lugar. Isso irá te manter inspirado e na direção certa.