Alimentação
Como montar um planejamento alimentar semanal
Publicado 22 de Março, 2022

Fazer um planejamento alimentar semanal é essencial para quem quer comer bem e não quer perder muito tempo pensando no que vai preparar em cada refeição

Se você quer ter uma alimentação saudável e balanceada, você precisa montar um planejamento alimentar semanal. Caso contrário, você só vai pensar no que preparar para comer quando já estiver com fome, o que, além de fazer você perder tempo, ainda vai aumentar as suas chances de escolher alimentos ultraprocessados, que não são saudáveis.

Criar um cardápio semanal é simples e ainda vai trazer muitas vantagens para você. Isso porque, com um planejamento alimentar semanal, você saberá exatamente o que precisa comprar no supermercado e quais serão as refeições de cada dia da semana.

Além disso, você também vai poder otimizar o seu tempo, já que poderá preparar algumas refeições com antecedência.

Continue lendo este artigo para saber como montar um planejamento alimentar semanal e qual é a importância desse plano para quem quer perder peso.

Como fazer um planejamento alimentar semanal?

Criar um planejamento alimentar semanal é algo simples e que vai facilitar muito o seu dia a dia. Contudo, antes de iniciar esse processo, você precisa considerar os seguintes pontos:

  • Quantas pessoas moram na mesma casa que você;
  • Se alguém tem alguma restrição alimentar (é intolerante à lactose, por exemplo);
  • Se vocês fazem todas as refeições em casa;
  • De quanto tempo você dispõe para preparar as refeições.
Como montar um cardápio semanal simples e saudável para toda a família?

Se você mora com outras pessoas, vale a pena fazer uma pequena reunião para definir o cardápio semanal da casa. Dessa forma, vocês vão poder decidir juntos o que vão comer ao longo da semana.

Você pode montar o seu cardápio semanal em uma folha de papel, em uma planilha no computador ou até mesmo usando um aplicativo específico para criar um cardápio semanal.

Em seguida, você vai começar a planejar as refeições da semana, levando em consideração os pontos levantados anteriormente.

Para explicar melhor como montar um planejamento alimentar, vamos dar um exemplo de cardápio semanal:

calendário de planejamento alimentar semanal

Esse cardápio semanal é só um exemplo, você deve montar o seu próprio planejamento alimentar semanal levando em conta o que você pode e gosta de comer, suas restrições alimentares e o tempo que você tem disponível para preparar as refeições.

Um acompanhamento com médico e nutricionista também é importante para o desenvolvimento de um plano alimentar.

Quais são os benefícios de montar um cardápio semanal?

Ao montar um cardápio semanal saudável, você saberá quais ingredientes vai precisar comprar para preparar todas as refeições da semana. Isso também vai te ajudar a ganhar tempo, já que você não precisará voltar ao supermercado em busca de ingredientes adicionais.

Contudo, antes de sair para fazer suas compras, verifique o que você tem na sua despensa e na geladeira para não comprar itens repetidos, o que vai evitar que você desperdice comida.

Os principais benefícios de montar um cardápio semanal saudável são:

  • Saber com antecedência o que vai comer ao longo da semana;
  • Poder preparar alguns pratos antecipadamente para ganhar tempo nos dias mais corridos;
  • Não ter que se preocupar em sair para comprar um ingrediente que esteja faltando;
  • Comer comidas saudáveis.
Importância do planejamento alimentar para adotar uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável traz muitos benefícios para a saúde. No entanto, nem sempre é fácil e prático optar pelos alimentos mais saudáveis, já que as comidas ultraprocessadas costumam ser mais fáceis e rápidas de preparar.

Por isso, fazer um planejamento alimentar semanal é essencial para quem quer e precisa comer bem. Isso porque, dessa forma, quando você estiver com fome, você já vai saber o que precisa preparar para comer, e não vai cair na tentação de escolher um alimento ultraprocessado.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para quem quer emagrecer ou manter o peso, e ter mais saúde e disposição. Sendo assim, vale a pena fazer um planejamento alimentar semanal para te ajudar a comer melhor.

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