Dicas E Artigos

Pequenas mudanças, grandes resultados!

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.

Veja como alterar alguns detalhes da sua alimentação diária pode afetar sua saúde para melhor.

Aquele hábito que você considera inocente pode não ser tão inofensivo para a sua saúde. Pode ser uma atitude pequena, mas que, repetida diariamente, se torna prejudicial e atrapalha também o processo de emagrecimento. Por isso, veja como mudar um pouco seu dia a dia e sentir grandes benefícios, sem se esforçar demais. Você vai se surpreender!

Café da manhã

Pão com manteiga ou margarina é uma escolha clássica do brasileiro. Mas que tal substituir esses itens?  Creme de ricota, requeijão ou cream cheese, em suas versões light, são também opções saborosas. Os pães integrais ainda podem tornar sua primeira refeição mais saudável sem perder o sabor.

Almoço

A combinação arroz com feijão é imbatível, nós sabemos. Mas muitas pessoas abusam ainda na ingestão de carnes e massas. O maior erro, nesse caso, é a quantidade. Tome cuidado ao colocar as porções no prato e tenha em mente que você deve saciar sua fome, sem exagerar, para não se sentir estufado depois.

Além disso, remova a gordura aparente das carnes ao prepara-las. Se possível, alterne o consumo de carne vermelha com frango ou peixe. Prefira molhos sem queijo ou creme de leite; na dúvida, a melhor opção é o vermelho. Combine os alimentos com uma salada – legumes e verduras aumentam a sensação de saciedade e são ricos em fibras, minerais e vitaminas.

Jantar

Após um dia muito cansativo ou sem muito tempo para as refeições, tendemos a tentar compensar no jantar. “Só hoje eu mereço comer muito a noite...” – e acabamos repetindo esse erro em todos os dias da semana.

Para não cair nessa armadilha, que tal uma sopa? E, para quem não resiste a uma sobremesa, prefira frutas em vez de doces.

Lanches

Pequenos snacks entre as refeições podem ser grandes aliados. Eles evitam que você passe muitas horas sem comer e, consequentemente, que esteja com uma fome descontrolada na hora do almoço ou do jantar. Tenha sempre por perto um iogurte desnatado ou uma fruta: itens práticos para carregar e sem necessidade de preparo. Assim você também resiste às tentações de comprar algo gorduroso na primeira lanchonete que encontrar.

Água

Parece bobeira, mas beber água regularmente ajuda a não exagerar durante as refeições. Além de trazer diversos benefícios à saúde, ela proporciona uma sensação de saciedade.