Dicas E Artigos

Receitas

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Pensando em emagrecer?
Substitua os pensamentos negativos pelo otimismo

Os estudos da terapia cognitivo-comportamental (TCC) foram pioneiros em ajudar as pessoas a direcionarem o foco de seus pensamentos. Esse campo da psicologia tem como proposta ajudar as pessoas a identificarem e transformarem pensamentos (assim como sentimentos e comportamentos) que atrapalham seu caminho.


Em um estudo com mulheres acima do peso realizado em Londres, pesquisadores usaram duas abordagens de TCC. Uma foi um programa de emagrecimento padrão, enquanto a outra foi um programa modificado de modo a focar apenas os riscos que a obesidade traz à saúde mental e física — sem ênfase no emagrecimento. Ambas as abordagens conseguiram levar as mulheres a emagrecerem e manterem o peso novo por um ano.1


Ajustando as expectativas
Gerenciar os próprios pensamentos de modo a fazê-los refletir metas realistas de emagrecimento pode ser benéfico. Para ser considerado equilibrado e saudável, um programa de emagrecimento deve orientá-lo a perder de 0,5 a 1 quilo por semana a partir da quarta semana. No entanto, especialistas descobriram que as expectativas para muitos que estavam tentando emagrecer geralmente ultrapassavam o recomendado.2 Pesquisas mostram que se sentir satisfeito com o emagrecimento, mesmo que esteja aquém das expectativas, pode ajudar na manutenção do peso.3


Foco nos resultados positivos
Em um estudo com homens e mulheres obesos realizado na Holanda, pesquisadores descobriram que aqueles que confiavam na própria capacidade de controlar o peso — e não acreditavam que o sobrepeso fosse causado por uma questão de saúde — emagreciam mais.4Também contribuía para o emagrecimento acreditar na própria capacidade de fazer boas escolhas alimentares.

Livrar-se de padrões de pensamento improdutivos e estabelecer novos, mais produtivos, contribui para o sucesso no emagrecimento. Isso envolve tanto reconhecer pensamentos negativos que sabotam os seus esforços quanto moldar expectativas realistas em relação aos resultados. Especialistas em obesidade acreditam que aqueles que desenvolvem atitudes mais realistas em relação ao próprio peso e aproveitam uma boa rede de apoio conseguem atingir um emagrecimento mais eficiente.5


Nossa abordagem
O Vigilantes do Peso reconhece que para que alguém seja bem-sucedido no emagrecimento deve realizar mudanças não só no que faz, mas também em como sente e pensa. A modificação do comportamento que encoraja e sustenta uma mentalidade positiva é parte essencial do nosso programa.

Referências

1Rapoport L., Clark M., Wardle J. “Evaluation of a modified cognitive-behavioural programme for weight manangement”. International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders. Dez. 2000; 24(12):1726-37.

2GD, Phelan S., Wadden T.A., Gill D., Ermold J., Didie E. “Promoting more modest weight losses: a pilot study”. Obesity Research. Ago. 2004; 12(8):1271-7.

3Wadden T.A., Womble L.G., Sarwer D.B., Berkowitz R.I., Clark V.L., Fost G.D. “Great expecations: ‘I'm losing 25% of my weight no matter what you say’”. Journal of Consulting and Clinical Psychology. Dez. 2003; 71(6):1084-9.

4Wamsteker E.W., Geenen R., Iesra J., Larsen J.K., Zelissen P.M., van Staveren W.A. “Obesity-related beliefs predict weight loss after an 8-week low-calorie diet”. Journal of American Dietetic Association. Mar. 2005;105(3):441-4.

5Traverso A, Ravera G. Lagattolla V, Testa S. Adami GF. “Weight loss after dieting with behavioral modification for obesity: the predicting efficiency of some psychometric data”. Eating and Weight Disorders. Jun. 2000; 5(2):102-7.