Dicas E Artigos

Páscoa na medida certa

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.

Depois do Carnaval, a Páscoa é a data que traz mais desafios para você garantir que as resoluções de Ano Novo continuem firmes em 2017. Mas não se preocupe! Para aproveitar uma Páscoa sem exageros, preparamos algumas dicas infalíveis do Vigilantes do Peso.

Ingredientes e quantidades certas

Tire proveito das opções saudáveis que a data proporciona, como o consumo de peixes. Prefira os de carne branca em preparações leves, como grelhados, cozidos ou assados. Acompanhe com legumes, verduras e cereais integrais. Você vai se orgulhar de fazer uma refeição completa, saudável e deliciosa.

Além disso, é fundamental controlar as porções. Estar atento às quantidades de comida que coloca no prato é tão importante quanto a escolha dos alimentos para evitar os quilos a mais.

Chocolate com moderação

Está liberado comer o doce mais tradicional da ocasião! É só seguir a regra de “quanto mais cacau, melhor”. Isso significa que os chocolates amargos, com 70% ou mais de cacau, devem ser primeira opção. Os brancos devem passar longe das suas escolhas.

Fique atento também aos rótulos. Chocolates diet, apesar de não possuírem açúcar, podem conter grande quantidade de gordura, o que não os torna uma opção favorável. Controle o quanto come ao consumir pequenos pedaços. Se ganhar uma barra ou um ovo inteiro, divida-os em porções individuais. Embrulhe os pedaços em embalagens não muito atrativas, como papel alumínio, e armazene na geladeira.

Truques e receitas diferentes

Alguns truques podem deixar sua Páscoa mais saborosa, sem torná-la mais calórica. Que tal colocar o chocolate na geladeira e, quando estiver bem gelado, deixar um pedaço pequeno derreter na boca. A sensação é incrível e a tendência é que, dessa maneira, você o consuma em menor quantidade.

Misturá-lo com frutas picadas também é uma boa tática para comer menos. Banana, morango, kiwi e uva verde sem caroço são ótimas pedidas. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta.

Faça tudo isso no momento certo do dia: após as atividades físicas! Isso induz que a energia fornecida pelo chocolate seja gasta na hora. Mas, se esse for seu dia de folga do plano de exercícios, prefira ingerir o chocolate como sobremesa. Depois de uma refeição completa, o ‘espaço’ é menor, por isso é provável que uma quantia pequena seja suficiente para saciar a sua vontade. A ideia é ingerir até 30 g por dia (uma barra individual).

Agora é só reunir a família e aproveitar esse fim de semana sem medo, com tudo que você tem direito.