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Parar de fumar faz você ganhar peso?
Muitos fumantes usam a desculpa do ganho de peso para não parar de fumar, mas, na verdade, o ganho médio é inferior a 2 kg.

E os benefícios de parar compensam o risco de ganhar uns quilinhos.

Não fumar traz benefícios claros para a saúde, ainda assim, muitos fumantes, principalmente as mulheres, acreditam que fumando estão controlando seu peso. Além disso, o medo de ganhar peso pode ser uma razão para continuar. Cerca de 80% dos fumantes que param ganham um pouco de peso. Enquanto uma minoria ganha uma quantidade de peso significativa, a maioria ganha menos de 2 kg.1

Independentemente do ganho de peso, a Sociedade Americana de Câncer e várias outras organizações de saúde afirmam que os benefícios para a saúde ao parar de fumar superam quaisquer riscos em ganhar alguns quilinhos. E o ganho de peso inicial que ocorre logo que você para de fumar pode ser temporário. Há algumas pesquisas recentes inovadoras que sugerem que, ao longo do tempo, o peso dos ex-fumantes se nivela, tornando-se comparável ao daqueles que nunca fumaram.2

O porquê do ganho de peso

As razões para o ganho de peso após parar de fumar são tanto psicológicas quanto comportamentais. Cerca de um terço desse ganho deve-se a uma redução no metabolismo (cerca de 100 kcal/dia).3 A maior parte do ganho de peso deve-se a um aumento na ingestão de alimentos. As pesquisas sugerem que o fato de se comer mais está relacionado aos sintomas da abstinência da nicotina, como um aumento no apetite e melhor paladar, especialmente para alimentos doces. Além disso, aqueles que usam a comida como uma substituta do cigarro têm uma maior probabilidade de aumentar sua ingestão diária de calorias.


Devo começar o programa de emagrecimento e parar de fumar ao mesmo tempo?

Alguns especialistas em saúde não recomendam tentar perder peso e parar de fumar ao mesmo tempo. Por quê? Fumantes que reduzem seu consumo de calorias podem desejar fumar mais, tornando-se ainda mais difícil parar. Vários estudos recentes, no entanto, demonstram que esses esforços podem ser realizados simultaneamente. Por exemplo, um artigo de 2009 concluiu que parar de fumar e dar início a um programa de controle de peso ao mesmo tempo aumentou a abstinência e reduziu o ganho de peso em longo prazo.4

Dar início a um programa de perda de peso primeiramente pode também ajudar a fumar menos. Por exemplo, um estudo com mulheres que ainda não estavam prontas para parar de fumar e iniciaram um programa de perda de peso demonstrou que elas foram mais eficazes em parar de fumar, o que conseguiram ao término das 12 semanas de programa.5

Ao parar de fumar, não tenha como meta a perda de peso, mas tome medidas para minimizar ou impedir o ganho. Esse objetivo pode ser alcançado com a ingestão de alimentos saudáveis e o aumento da prática de atividades físicas. Adotar essas medidas também pode ajudar a reduzir o estresse associado à abstinência de nicotina.

E os resultados...

Se você está pensando em parar de fumar, mas está preocupado em ganhar peso, tenha em mente que:

•    Os benefícios para a saúde são amplamente superiores aos riscos de se ganhar alguns quilinhos.
•    A maioria da pessoas não ganha muito peso.
•    Qualquer peso ganho pode ser administrado de forma bem-sucedida tão logo sua meta de parar de fumar tenha sido alcançada.

Este conteúdo é revisado regularmente. Última atualização em 17 de dezembro de 2011.
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Como obter uma perda de peso sustentável
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NOTAS DE RODAPÉ

1 Surgeon General's Report 2004
2 John U, Meyer C, Rumpf HJ, Schumann A, Dilling H, Hapke U. No considerable long-term weight gain after smoking cessation: evidence from a prospective study. Eur J Cancer Prev. Jun 2005;14(3):289-295.
3 Identification, Evaluation, and Treatment of Overweight and Obesity in Adults. NIH/NHLBI
4 Spring B, Howe D, Berendsen M, McFadden HG, Hitchcock K, Rademaker AW, Hitsman B.Behavioral intervention to promote smoking cessation and prevent weight gain: a systematic review and meta-analysis. Addiction. 2009 Sep;104(9):1472-86.
5 Sallit J, Ciccazzo M, Dixon Z. A cognitive-behavioral weight control program improves eating and smoking behaviors in weight-concerned female smokers. J Am Diet Assoc. 2009 Aug;109(8):1398-405.