Dicas E Artigos

Ovos são realmente saudáveis?

Para um café da manhã reforçado ou no pós-treino: nenhuma ida ao mercado está completa sem ovos no carrinho de compras!
Publicado 3 de Setembro, 2018

Ovos têm sido extensivamente estudados ao longo dos últimos anos. Com uma quantidade relativamente alta de colesterol e pouca gordura saturada, eles são uma excelente fonte de proteína.

O ingrediente foi associado a uma péssima reputação há algumas décadas, acusado de aumentar o risco de doenças cardíacas. Mas, agora, o jogo virou e a gordura saturada é a verdadeira vilã da história.

Se você ficou perdido entre mudanças de opinião e inúmeras pesquisas sobre o assunto, tire suas dúvidas a seguir.

1. Ovos são realmente saudáveis?

R: Com certeza! Os ovos são alimentos saudáveis!

O ovo contém uma combinação única de proteínas, antioxidantes e vitaminas, incluindo A, D, E, ferro e ácido fólico. Na gema, você também encontra colina, excelente para o desenvolvimento cerebral, e ômega-3, além de ser uma das poucas fontes de vitamina D.

Enquanto omeletes de claras são os favoritos nas dietas, existem muitas vantagens em se comer os ovos inteiros, pois nas gemas é onde você encontra importantes micronutrientes. É preciso focar, tanto nos micronutrientes quanto nos macronutrientes, que são as proteínas, carboidratos e gorduras.

2. Ovos podem aumentar o meu colesterol?

R: Não.

Você já deve ter escutado que comer ovos aumenta o seu colesterol sanguíneo e contribui para o aparecimento de placas causadoras de infarto. No entanto, essa afirmação é um mito. Embora seja verdade que os ovos contenham colesterol, os pesquisadores agora entendem que o colesterol que comemos não tem muita influência no colesterol que circula em nosso sangue.

A gordura saturada é mais intimamente relacionada ao aumento de colesterol em nosso organismo e por colocar a nossa saúde em risco. Então, prefira tomates, cogumelos e espinafre, ao invés de bacon ou linguiça em sua omelete, por exemplo.

3. Quantos ovos eu posso comer por semana?

R: Por volta de seis.

O número é recomendado por nutricionistas, baseado na variação de ingestão das fontes de proteína. É claro que você pode comer mais ovos, mas pode estar deixando de consumir outras boas fontes de proteína, como carnes e peixes.

Ovos são ótimos, mas peixes possuem gordura boa e a carne vermelha tem ferro e vitamina B12. Variedade é muito importante!

4. Qual é a maneira mais saudável de incluir ovos na alimentação?

R: Pochê ou cozidos.

Existe uma grande diferença entre um ovo pochê em uma torrada e um ovo frito com bacon. Cozinhar um ovo o mantém basicamente em seu estado natural. Fritar. adicionando gordura. faz com que uma boa parte dela seja absorvida, aumentando as calorias da sua refeição.

Também existem diferenças na hora de fazer ovos mexidos. Ao invés de grandes quantidades de manteiga, queijo e sal, experimente prepara-los apenas com um pouco de leite. A chave é não deixar cozinhar por muito tempo – retire do fogo um pouco antes do ponto em que você achava que estariam prontos, para que não fiquem ressecados.

5. Posso consumir ovos crus?

R:  Você já ouviu falar em salmonela?

Fisiculturistas nos anos 80 tinham o hábito de beber claras de ovos cruas, mas você corre um risco muito sério de intoxicação se fizer isso. Ovos são ótimos para engrossar misturas e são usados em diversos pratos com essa função. Mas, mesmo que ele torne seu suco verde mais cremoso, não vale o risco.

Ovos podem estar contaminados com salmonela e você corre o risco de ficar gravemente doente se comê-los crus. O melhor é usar iogurte natural, que vai tornar seu suco cremoso e cheio de proteínas, de forma segura para a saúde. Você também pode utilizar aveia, que traz cremosidade e ainda adiciona mais fibras.

6. Como saber se os ovos estão frescos?

Sempre guarde os ovos na geladeira para aumentar sua vida útil e, se suspeitar que já não estão tão frescos, basta colocá-los em uma tigela com água fria:

  • Se o ovo boiar, está velho.
  • Se afundar, está fresco.

E nunca consuma ovos que apresentem rachaduras na casca.