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Os benefícios da perda de peso sustentável

Ter uma atitude sensata quanto ao seu emagrecimento significa que você achará mais fácil manter seu peso a longo prazo.

Mais um dia e outro novo plano de emagrecimento rápido aparece na sua rede social, prometendo sucesso de um dia para o outro. O marketing astuto e as imagens dramáticas de “antes” e “depois” podem ser persuasivas, atraindo as pessoas com a ideia de um “corpo perfeito” em apenas algumas semanas. Mas o problema com as soluções rápidas é que muitas vezes elas não falam sobre o que acontece depois: existe um risco real de recuperar todo aquele peso - e mais um pouco!

Porque devagar é melhor

Existem muitos benefícios físicos e psicológicos em perder peso lentamente. Para começar, isso permite a flexibilidade e, portanto, você não precisa sacrificar seus encontros com amigos ou aquela taça de vinho numa sexta-feira à noite. Para o emagrecimento ser sustentável a longo prazo, ele precisa se adaptar ao seu estilo de vida.

Quando você emagrece rápido através do jejum ou de uma restrição calórica severa, muitas vezes perde músculos e gordura. Já quando você perde peso devagar, pode preservar sua massa muscular magra, o que mantém seu metabolismo acelerado enquanto você emagrece.

Efeito sanfona e restrições

É válido notar que, quanto mais você vive o efeito sanfona, mais difícil é perder peso no futuro. Quando você tenta obter resultados de forma muito rápida, pode desacelerar seu metabolismo ao perder essa massa muscular e isso torna mais difícil perder peso na próxima vez que você tentar.

Outro principal risco do jejum ou da dieta restritiva é não receber a nutrição adequada. Dietas muito baixas em calorias também são baixas em nutrientes. A suplementação de vitaminas e minerais é necessária e pode ajudar, mas nunca é tão boa como obter os nutrientes dos alimentos.

Prepare-se para vencer

Nenhum campeão olímpico quebrou um recorde mundial em sua primeira tentativa.  E nem você deveria esperar alcançar grandes avanços em sua condição física de um dia para o outro. Ao invés disso, dê-se tempo para melhorar fisicamente de forma lenta e gradual. Atletas passam tempo construindo suas bases e trabalhando em seus principais padrões de força e movimento.

Por exemplo, ao invés de tentar levantar 50 kg na sua primeira visita à academia, trabalhe a sua estabilidade e postura, o que não só tornará o exercício mais agradável, mas poderá ajudar a evitar lesões. É possível obter alguns resultados iniciais e comemorar pequenas vitórias. O primeiro mês pode ser difícil, mas superar isso já é metade do desafio.  E tenha em mente que a sua meta é mudar o seu estilo de vida e não apenas o tamanho da sua roupa.

Mantendo o ritmo

Embora emagrecer na balança seja revigorante, se você estiver demorando para perder peso, procure a confirmação do caminho certo em seu novo estilo de vida saudável. Maiores níveis de energia, melhores noites de sono ou menos dor nas costas são sinais de que os resultados estão aparecendo.

Lembre-se: uma pequena perda pode te proporcionar alguns anos a mais no planeta.  Sabemos que até mesmo uma redução de cinco por cento no peso corporal pode ser muito significante para aspectos como a diminuição do colesterol no sangue e dos níveis de glicose.

Trata-se de aprender a amar alimentos saudáveis de um jeito novo, abraçar os exercícios físicos e novas ferramentas de transformação.