Bem-Estar

Óleos Essenciais Que Ajudam no Sono e Bem-Estar

Selecionamos as melhores opções de óleos essenciais que vão te ajudar a relaxar e dormir melhor.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros têm insônia. Para quem leva uma vida agitada e cheia de preocupações, dormir 8 horas seguidas é um sonho distante.

Como você já sabe, o sono é de extrema importância para o organismo. A falta dele pode gerar estresse, ansiedade, hipertensão, entre outros males que podem prejudicar nossa saúde física e mental - e até mesmo a jornada de emagrecimento. .

A boa notícia é que é possível investir em métodos simples e comprovados que podem ajudar a combater as noites em claro, como ler um livro por exemplo. A seguir, você descobre quais são os óleos essenciais que ajudam no sono.

Lavanda

A lavanda é conhecida por seu aroma envolvente e pela beleza de suas flores. O óleo essencial extraído dessa planta tem propriedades analgésicas e relaxantes. Não é à toa que ele é um dos óleos essenciais que ajudam no sono mais indicado por terapeutas.

Por ser bastante suave, ele pode ser usado de diferentes maneiras. Você pode adicionar algumas gotas no travesseiro ou fazer compressas quentes, em água para escalda-pés e até mesmo em difusores de aroma. Outra dica é diluir em um óleo vegetal - como o óleo de coco - e fazer massagem relaxante.

Bergamota

A bergamota é grande aliada no combate à ansiedade. O limoneno, principal elemento da sua composição química, promove um profundo relaxamento quando inalado, reduzindo os sintomas de ansiedade e estresse.

Para tranquilizar os pensamentos que causam insônia, você pode pingar uma gota deste óleo essencial no em uma xícara de chá de camomila ou do sabor da sua preferência. Outra opção é misturá-lo a óleos essenciais derivados de madeira e fazer uma massagem.

Camomila

O óleo essencial de camomila pode ajudar aliviar problemas de sono relacionados a preocupações. Graças aos seus efeitos calmantes, ele é grande aliado no tratamento de irritações na pele, coceiras ou desconfortos que podem atrapalhar o sono.

Adicione 1 gota ao seu chá de camomila e tome antes de dormir. Isso potencializa os efeitos da bebida no organismo e ajuda a relaxar ainda mais. Outra opção é combinar com óleos essenciais de lavanda e cedro para fazer massagem ou usar no difusor.

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Flor de laranjeira

Também conhecido como óleo de néroli, o óleo essencial de flor de laranjeira é conhecido por sua presença impactante na produção de perfumes. Além disso, ele conta com propriedades relaxantes e sedativas.

Você pode fazer uma mistura de 5 gotas de óleo essencial de laranjeira e a mesma quantidade de óleo essencial de lavanda. Inale a composição por alguns minutos antes de se deitar. Se preferir, coloque a mistura em um difusor de aromas.

Zimbro

O óleo essencial de zimbro também pode ser encontrado pelo nome de junípero. Ele é conhecido por suas propriedades desintoxicantes, oferecendo alívio em dores nos músculos e nas articulações.

Para manter o corpo relaxado durante as horas de sono, dilua 10 gotas em 50ml de óleo vegetal e massageie todo o corpo, principalmente nas áreas doloridas. Você também pode usar durante o banho, adicionado 5 gotas à esponja.

Angélica

Também conhecida como raiz-do-espírito-santo, a angélica ajuda a acalmar a ansiedade e, consequentemente, a promover um sono mais tranquilo. Além disso, seu óleo essencial possui um efeito tônico, melhorando a respiração e o sistema digestivo.

Geralmente, o óleo de angélica é consumido por meio de massagens relaxantes. A dica é misturar com óleo de manjericão, óleo de cedro e óleo de cardamomo a um óleo vegetal de sua preferência e massagear o corpo antes de dormir.

Valeriana

Muito conhecida na medicina popular, a valeriana possui propriedades calmantes. Ela ajuda a combater a ansiedade, alivia os sintomas de tensão nervosa e é grande aliada do sono.

Seu óleo essencial pode ser usado em forma de massagem. Outra opção é usá-lo durante o banho, colocando de 2 a 3 gotas na esponja. Você também pode adicionar algumas gotas no escalda-pés ou difusor para ambientes.

Como aproveitar melhor os óleos essenciais que ajudam no sono

Durante o sono, nosso corpo aproveita que estamos em repouso para se recuperar do desgaste físico e mental sofrido ao longo do dia. Uma noite bem dormida promove a restauração das funções vitais e da nossa capacidade de raciocínio.

Para dar uma otimizada nesse momento de regeneração, além de usar os óleos essenciais seguindo as dicas que compartilhamos nos tópicos anteriores, existem outras opções que podem ser exploradas. Confira a seguir:

Inalação: Se você costuma ter um dia agitado, com perda de foco e tensão, a inalação é uma ótima estratégia de uso de óleo essencial. Inspire, segure o ar por, mais ou menos, 3 segundos e expire. Repita o processo por mais 2 ou 3 vezes.

  • Aromatizador: Coloque de 2 a 3 gotas de óleo essencial no aromatizador à vela ou elétrico para que o aroma seja liberado no ambiente. Outra opção é adicionar o produto em difusores.
  • Nebulização: Pingue de 2 a 3 gotas do óleo essencial diretamente no aparelho de nebulização junto com soro fisiológico. Se você não tiver o aparelho, use uma bacia com água fervente - com bastante cuidado! - e respire a fumaça com o aroma.
  • Massagem: Como já dissemos, para fazer massagem, misture algumas gotas de óleo essencial a uma base de óleo vegetal, como o de coco ou amêndoas. Faça movimentos leves e circulares por, mais ou menos, 20 minutos.
  • Compressa: Ferva 1 litro de água e adicione 10 gotas de óleo essencial. Mergulhe uma toalha limpa na água aromatizada, torça levemente e coloque na área desejada. Repita a operação quantas vezes forem necessárias.

Gostou dessas dicas de como usar óleos essenciais que ajudam no sono? Aproveite para conhecer outros hábitos saudáveis que a equipe do WW Vigilantes do Peso compartilha frequentemente aqui no site.

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