Alimentação

O verdadeiro detox

Exageros e escolhas ruins acontecem. Saiba como se recuperar da maneira certa!

Você com certeza já ouviu falar de algumas “táticas infalíveis”: sucos milagrosos, uma semana de líquidos, excluir glúten e lactose da alimentação – e muitos outros exemplos. Está complicado de entender os prós e contras da tal dieta detox? O VP te ajuda!

Para os defensores dessa prática, o método é capaz de estimular rapidamente a eliminação de toxinas do corpo e, por consequência, promover o emagrecimento. Porém, ao seguir uma dieta que restringe calorias e determinados alimentos, é muito provável que a perda de peso não seja sustentável e que os hábitos de uma alimentação equilibrada não sejam perpetuados.

Exagerei. E agora?

Fato é que o processo de “limpeza” do organismo ocorre de forma natural e diária no corpo humano, por meio de órgãos como fígado, rins e intestino. Então, não encare como uma dieta a exclusão de industrializados, adoçantes e fast-food da sua rotina. E, muito menos, a inclusão de alimentos e bebidas, como suco verde, frutas, legumes, vegetais, cereais integrais e sopas no seu cardápio.

Para que o seu organismo trabalhe a seu favor, ele precisa de nutrientes provenientes de uma alimentação equilibrada. Abandonar velhos hábitos ruins e fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da sua alimentação é o segredo. Seu corpo vai agradecer e será poupado do consumo de muitas toxinas.

Detox para emagrecer

Muitas pessoas têm pressa de obter êxito no processo de emagrecimento, prometido por muitas versões existentes de dietas detox. Na verdade, a promessa tem fundamento: a maior parte das pessoas com excesso de peso, acostumada com uma alimentação sem regras e desequilibrada, normalmente perde peso quando os hábitos alimentares são modificados e passam a ser incluídos alimentos saudáveis no dia a dia.

No entanto, essa mudança de hábitos não deve ser acompanhada de uma alimentação restritiva e de baixas calorias. E, muito menos, ser temporária! A reeducação alimentar aliada à prática de atividade física é sempre o melhor caminho.

Outros benefícios

Muitos defendem que a prática detox também oferece melhoras significativas relacionadas ao cansaço excessivo, insônia, retenção de líquidos, entre outros fatores. Na verdade, todos esses sintomas estão associados à deficiência de nutrientes, desidratação e danos na flora intestinal, causados por uma alimentação desequilibrada. A partir do momento em que o consumo de fibras, líquidos e nutrientes é regularizado, eles são naturalmente minimizados.

Mas atenção: para se alimentar bem, não é necessário limitar o consumo de calorias, alimentos e nutrientes. O que deve ser evitado e minimizado por todos é o consumo de produtos processados e ultraprocessados, alimentos e preparações com grandes quantidades de açúcar e gorduras saturadas, além de bebidas alcoólicas. Dessa forma, sinais positivos - como maior disposição, força nos cabelos e unhas, bom funcionamento do intestino e ausência de dores de cabeça - serão benefícios para a vida toda. Mantenha-se saudável!

ww vigilantesdopeso
Matheus Motta
Nutricionista no Vigilantes do Peso. Com mais de 5 anos de experiência na área atuando em atendimento personalizado, ele é responsável por todo o conteúdo do programa sobre alimentação, saúde e bem-estar.