Alimentação

O que comer para emagrecer? Alimentos que ajudam no processo de reeducação alimentar

Perder peso é um processo contínuo que requer paciência, força de vontade e respeito com você mesmo

Perder peso é um processo contínuo que requer paciência, força de vontade e respeito com você mesmo

 

Perder peso é um processo que deve estar diretamente relacionado à reeducação alimentar. Isso significa que você deve contar com uma rotina de refeições baseada em escolhas saudáveis e inteligentes.

Diante de tantas promessas milagrosas de dietas restritivas, é comum que a gente tenha dúvidas em relação ao que comer para emagrecer. Se você deseja aliar emagrecimento a hábitos saudáveis, confira as informações presentes neste artigo. 

O que comer para emagrecer: Ingestão de líquidos

 

A água, além de manter a hidratação do corpo, fazendo com que ele funcione corretamente, é responsável por eliminar as toxinas do nosso organismo  Com a reeducação alimentar, você verá a importância de ingerir, no mínimo, 2 litros de água ao longo do dia. 

A ideia é que você faça disso um hábito natural e sem estresse. Se você bebe muito refrigerante ou sucos industrializados, é importante reduzi-los. Essas bebidas são ricas em açúcar e o alto consumo está relacionado a doenças como diabetes tipo 2. 

Café da manhã nutritivo

 

 Depois de uma noite revigorante de sono, é importante que você inicie seu dia com um delicioso café da manhã. Essa refeição não pode ser pulada porque será responsável por promover a energia de que você precisa para realizar suas atividades.

Tomar uma xícara de café, acompanhada de leite, pão integral e frutas, por exemplo, impede exageros durante o almoço. Se você não tem apetite quando acorda, coma uma fruta e, durante o processo de reeducação alimentar, acrescente outros alimentos, como iogurte natural, ou torrada integral, por exemplo. 
 

Porções de frutas ajudam a emagrecer

 

As frutas são ricas em vitaminas, fibras e minerais. Elas são fundamentais no processo de descobrir o que comer para emagrecer. Produtos integrais

Nosso organismo gasta mais calorias digerindo produtos integrais do que refinados. As fibras presentes nesses alimentos melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a eliminar as toxinas e aumentam a sensação de saciedade. 

Faça trocas estratégicas e graduais. Você pode começar substituindo o pão branco pelo integral ou de aveia, por exemplo. Aos poucos, faça o mesmo com o arroz e o macarrão. Na hora de preparar saladas, acrescente soja, grão de bico ou outros grãos nutritivos. 

Lanches mais saudáveis

 

Os lanches que você faz entre uma refeição e outra são fundamentais para a reeducação alimentar. Para fazer as melhores escolhas do que comer para emagrecer, organize-se para criar outras alternativas no lugar no biscoito recheado ou doces, por exemplo.

Ameixa, damasco, banana, iogurte com frutas e amêndoas são ótimas opções para um lanche saudável e nutritivo.  O mesmo vale para a água de coco, e torradas integrais. 

Alimentos grelhados, cozidos ou assados

 

Quando você deixa de comer frituras, passa a ingerir menor quantidade de gorduras que fazem mal para o organismo. Por isso, ao invés de mergulhar a batata, frango, carne vermelha ou peixe no óleo, opte por preparar esses alimentos de outras maneiras.

Você pode levá-los ao forno, grelhar ou cozinhar. A dica é sempre usar a criatividade para construir pratos diferentes, apetitosos e nutritivos. 

Salada de folhas são amigas de quem quer perder peso

 

As folhas são super leves e possuem uma quantidade significativa de vitaminas e fibras. Aposte em saladas que levam rúcula, acelga, alface, escarola ou agrião, por exemplo.  Para temperar, use azeite, sal de ervas ou molho de iogurte. 

Outra dica é usar esses vegetais no recheio de tortas, panquecas e sucos. Nesse último caso, evite coá-los para manter as fibras presentes. 

Respeite o ritmo do seu organismo

 

Quando o assunto é o que comer para emagrecer, é preciso que você entenda que não existem alimentos mágicos que eliminam o excesso de gordura. Por isso, desconfie de qualquer programa que promete a perda de peso rápida em dias.

Esse tipo de abordagem pode causar ainda mais complicações e comprometer órgãos vitais do seu corpo, além de gerar o temido efeito sanfona. Por isso, antes de iniciar o processo de reeducação alimentar, agende uma consulta com seu médico ou nutricionista e faça um check-up.

Faça parte de um programa eficaz de reeducação alimentar

 

O programa oferecido pelo Vigilantes do Peso foi criado para promover uma perda de peso saudável. Ele pode ser feito nos planos Workshop (presencial), Digital ou Digital + Coach Online (online).

Isso significa que você poderá escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades, sem que seja necessário comprometer sua rotina de tarefas e compromissos.