Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

O peso e o câncer
Pesquisa mostra uma relação decisiva entre o peso e o câncer, adotar hábitos mais saudáveis, contudo, pode reduzir os riscos.

Em 2009, estimava-se que mais de 100 mil novos casos de câncer nos Estados Unidos poderiam estar relacionados à obesidade. Além disso, entre os casos fatais, 14% dos homens e 20% das mulheres foram causados pelo excesso de peso.³

Hábitos saudáveis reduzem o risco

Quando se trata do peso e o câncer, prevenir o desnvolvimento da doença é um fator crucial. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos EUA (National Cancer Institute), evitar o ganho de peso durante a vida adulta pode reduzir o risco de vários tipos de câncer. O Instituto recomenda também que adoção de hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, precisa começar nos primeiros anos de vida, prevenindo o sobrepeso e a obesidade desde cedo. Aqueles que já estão acima do peso, contudo, devem evitar ganhar mais peso e emagrecer seguindo um programa abrangente de alimentação e atividades físicas.4
A atividade física regular é particularmente importante para reduzir o risco de algumas formas específicas de cancros. O câncer de mama é um deles.  Além disso, o papel dos exercícios na prevenção de outras formas de câncer é o foco de vários estudos.5

Seguem abaixo, algumas dicas de alimentação saudável que ajudam na prevenção do câncer: 6,7,8

• Dê preferência às comidas e bebidas que ajudam a alcançar e manter o peso saudável;

• Mantenha um estilo de vida fisicamente ativo.

•Tenha um plano alimentar rico em frutas, legumes e verduras.

• Escolha os óleos vegetais, preferencialmente os ricos em gordura monoinsaturada (como o óleo de oliva e o de canola).

• Limite o consumo de bebidas alcoólicas a uma por dia (mulheres) ou duas por dia (homens).
 
• Coma poucas quantidades de alimentos mantidos em conserva e carne vermelha.

• Evite consumir alimentos e bebidas muitos quentes.

A proposta do Vigilantes do Peso

Nossa proposta complementa as recomendações importantes de organizações de saúde em prol da redução do risco de câncer. As Orientações Saudáveis recomendam um plano alimentar rico em frutas, legumes e vegetais, grãos integrais e o consumo de óleos vegetais. O plano de atividades físicas foi desenvolvido para atender aos níveis de exercícios recomendados para a prevenção do câncer.

FONTES
1Vainio H, Kaaks R, Bianchini F. Weight control and physical activity in cancer prevention: international evaluation of the evidence. Eur J Cancer Prev. 2002 Aug;11 Suppl 2:S94-100.

2Food, Nutrition, Physical Activity and the Prevention of Cancer: A Global Perspective. Washington, DC: World Cancer Research Fund International, American Institute for Cancer Research, 2007. 
3Calle EE, Thun MJ. Obesity and cancer. Oncogene. 2004 Aug 23;23(38):6365-78.

4National Cancer Institute. 
5Bauman AE. Updating the evidence that physical activity is good for health: an epidemiological review 2000-2003. J Sci Med Sport. 2004 Apr;7(1 Suppl):6-19.

6Key TJ, Schatzkin A, Willett WC, Allen NE, Spencer EA, Travis RC. Diet, nutrition and the prevention of cancer. Public Health Nutr. 2004 Feb;7(1A):187-200. 
7Kushi L, Giovannucci E. Dietary fat and cancer. Am J Med. 2002 Dec 30;113 Suppl 9B:63S-70S.

8American Cancer Society Guidelines On Nutrition And Physical Activity For Cancer Prevention. 2008