Dicas E Artigos

Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

O papel dos pais
Pais que envolvem toda a família em um processo de emagrecimento aumentam para todos as chances de sucesso da sustentabilidade desse propósito e da meta a ser atingida.

 1 Famílias saudáveis têm filhos saudáveis, porque os familiares se sentem mais próximos uns dos outros, mais conectados uns aos outros. Os pais influenciam seus filhos e se influenciam mutuamente, e os filhos também ajudam os pais a fazerem mudanças positivas. Um estudo revelou que as crianças mais bem-sucedidas em lidar com seu peso normalmente vinham de famílias em que havia apoio entre os familiares. 2

O sucesso dos filhos depende da estrutura criada pelos pais. Conscientemente ou não, os pais é que estabelecem os padrões alimentares e de atividades físicas da família. Eles decidem que alimentos ter em casa, onde e quando as refeições devem ser feitas e de que atividades seus filhos podem participar.

Manter um peso saudável envolve o esforço da família inteira, não apenas do filho ou de um dos pais que tem problemas de peso. É essencial que os pais façam com que as recomendações de alimentação e atividades físicas sejam seguidas por toda a família. 3Solidariedade familiar é um motivador poderoso para inspirar mudanças nos padrões alimentares e de atividades físicas. 4

Diferentes papéis
Os pais assumem uma série de papéis importantes ao criar e manter um ambiente que favorece o peso saudável em suas casas. 5 Um dos mais importantes é o de serem modelos positivos. Os pais são o primeiro e mais influente modelo que as crianças têm para fazer escolhas alimentares, desenvolver padrões alimentares e manifestar atitudes, valores e crenças sobre comida e alimentação. Por exemplo, se um pai acredita que tomar um café da manhã saudável é importante, e faz isso todos os dias, é provável que seus filhos automaticamente pensem da mesma forma.

Os pais também são provedores. Eles compram os alimentos para a família, além de brinquedos e equipamentos esportivos que incentivam a atividade física. Fornecem tanto os alimentos nutritivos quanto as guloseimas ocasionais. Também fornecem o ambiente de apoio e incentivam o estilo de vida que envolve alimentação saudável para toda a família.

Como reguladores, os pais monitoram as influências positivas no comportamento dos filhos em relação à alimentação. Por exemplo, ajudam seus filhos a ouvir e reagir a sinais internos de fome e satisfação. Essa atitude reguladora ajuda os filhos a aprenderem a comer apenas quando estão realmente com fome, e não quando estão entediados. O objetivo geral do regulador não é se tornar um fiscal da alimentação da família, mas garantir que as escolhas alimentares e os padrões de alimentação apoiem a saúde e o bem-estar de todos os seus membros.

FONTES

1 Epstein LH, Valoski A, Wing RR, McCurley J. Ten-year outcomes of behavioral family-based treatment for childhood obesity. Health Psychol. 1994; 13:371-2.

2 Hertzler AA. Obesity — Impact of the family. J Am Diet Assoc. 1981;79:525-30.

3 Kleinman RE, ed. Pediatric Nutrition Handbook, Fifth Edition. Chicago, IL: American Academy of Pediatrics, 2004.

4 Birch LL, Davison KK. Family environmental factors influencing the developing behavioral controls of food intake and childhood overweight. Pediatric Clinics of North America. 2001; 48:893-907.

5 McCaffree J. Childhood eating patterns: The roles parents play. J Am Diet Assoc. 2003; 103:1587.