Dicas e Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!
Publicado 8 de Agosto, 2016

O Arraiá do WW VigilantesdoPeso já vai começar, sô!
As festas juninas, de origem europeia, foram criadas para comemorar a grande fertilidade da terra, as boas colheitas e o solstício de verão

junino

Apesar de pagã, as festas ocorriam no dia 24 de junho, dia de São João. Posteriormente, as festas passaram a ser uma comemoração da Igreja Católica para homenagear três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Ainda durante o período colonial, as comemorações de junho foram trazidas para o Brasil pelos portugueses e difundidas, ao longo dos anos, por todo o país, tendo ganhado mais expressão na região Nordeste.

Comidas típicas

Sem dúvidas, o milho acaba sendo destaque nas festas juninas devido à grande variedade de preparações que podem ser feitas com ele. O milho ganhou esse destaque nas festas pela sua versatilidade nas receitas, tanto doces quanto salgadas, e por essa ser uma época de safra, ou seja, de colheita do grão.

Além disso, as preparações podem ser a melhor escolha durante as festas:

Pipoca, Milho cozido na espiga, Curau de milho, Broa de milho, Canjica de milho tradicional com açúcar e muito mais!

Dicas

Será que é possível transformar as receitas típicas em receitas mais leves?

Sim! Veja exemplos de escolhas inteligentes:

  • Reduza pela metade o açúcar da receita ou substitua por adoçante.
  • Use as versões sem gordura ou light dos ingredientes
  • Use essências de rum ou uísque para substituir a bebida alcoólica das receitas e combine com os temperos: gengibre, canela, cravo, limão.
  • E que tal preparar o chocolate quente com cacau em pó?
  • Experimente a receita com novos sabores: além de canela e cravo, adicione raspas de laranja e essência de baunilha, que realçam o sabor doce sem precisar de açúcar.
  • Se for a uma festa junina (a maioria dos pratos típicos é carregada em açúcar e gordura), escolha um ou dois pratos para experimentar e evite o exagero.
  • Ao invés de concentrar sua atenção na comida, procure participar das brincadeiras típicas e aproveite para gastar energia, e não acumular através da comida.