Dicas E Artigos

Natal Nota 10

Confira essas dicas para manter sua motivação em alta durante as festas de fim de ano!

 

Durantes as Festas, todos ficam mais ocupados e estressados por causa das compras, filas nos supermercados e agenda lotada de festas. Qual é o resultado? Você se sente esgotado, seu ritmo fica lento e a as aulas na academia se tornam uma mera lembrança assim como seu plano alimentar equilibrado.

 

A diretora executiva do President's Council on Physical Fitness and Sports, Melissa Johnson, explica que durante esses dias agitados é mais importante do que nunca cuidar de si mesmo para manter o bem-estar físico e mental.

 

Mas será que é possível se cuidar, manter a disposição e aproveitar as festas de fim de ano? Com certeza!

 

Experimente as dicas dos especialistas em alimentação e exercícios e surpreenda-se.

 

1. Comece o dia bem

A recomendação da doutora Christine Gerbstadt, porta-voz da American Dietetic Association (ADA), é tomar um café da manhã rico em proteína e grãos integrais para renovar as energias nas primeiras horas do dia. Você pode optar por um iogurte, uma fruta fresca ou misturar farelo de aveia com leite desnatado.

 

2. Beba café com moderação

Como muitos sabem, a cafeína tem um efeito energético temporário, pois depois de pouco tempo, a sensação de cansaço volta. E é importante ressaltar que o café, em grandes quantidades, pode deixá-los mais nervoso e agitado. Experimente um chá de ervas sem cafeína.

 

3. Mantenha sua rotina de exercícios

Nesses dias mais atarefados, experimente dividir o horário reservado para as suas atividades físicas em sessões menores. Se você se exercita por 1 hora todos os dias, pode dividir esse período em quatro séries de 15 minutos, por exemplo. Assim, fica mais fácil manter a prática de exercícios. Lona Dallas, professora assistente de nutrição da University of Texas Southwestern Medical Center, recomenda fazer uma caminhada acelerada ao ar livre. Ela explica que respirar o ar fresco vai fazer com que você se sinta melhor e vai afastar os sintomas do estresse.

 

4. Encontre um parceiro de atividades

Uma boa companhia ajuda a criar o sentimento de responsabilidade e comprometimento com o exercício, além de ser mais uma fonte de incentivo e apoio ao seu emagrecimento.

 

5. Use um pedômetro

Quando você estiver comprando os presentes, aproveite para registrar seus passos usando esse aparelho. Assim, vai ser mais fácil registrar a tarefa como atividade física em seu Jornal Pessoal e seguir o programa durante as Festas.

 

6. Tenha bom senso

Não coma em excesso! Parece que o conselho é óbvio, mas é sempre bom reforçar a ideia. Para evitar exageros, faça um lanche saudável antes de sair de casa. Você pode comer uma fruta fresca, cenouras baby ou um ovo cozido. Não precisa extrapolar por estarmos no Natal.

 

7. Durma bem

Priorize suas horas de sono, elas são valiosas para a sua disposição.  Ficar a noite inteira sem dormir para curtir uma festa pode jogar seu esforços por água abaixo.

 

8. Beba com moderação

Especialistas explicam que o álcool em excesso pode atrapalhar a perda de peso, por isso, é melhor escolher as bebidas com teor alcoólico mais baixo e que sejam menos calóricas.