Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Mulher ativa é a sua mãe!
Faça exercícios com a sua mãe – faz bem à saúde e ao relacionamento!

Procurando um programa diferente para fazer com a sua mãe? Que tal um plano de atividades físicas? Você já deve saber que encontrar companhia para se exercitar é a melhor estratégia para não desistir. E se essa companhia for a sua mãe?

Você pode até achar estranho – “Minha mãe? É brincadeira, não é?” -, mas, na verdade, pesquisas revelam que fazer exercícios com a mãe traz vários benefícios. Num estudo realizado e publicado recentemente nos Estados Unidos, ao longo de doze semanas, mães e filhas participaram de três sessões semanais de exercícios orientados por um instrutor. “Descobrimos que mãe e filha ofereciam forte apoio uma à outra, o que fazia uma diferença enorme a longo prazo no que diz respeito à manutenção da rotina de exercícios”, explica Lynda Ransdell, PhD. “Elas incentivam uma à outra a continuarem praticando a atividade física e as melhoras na saúde são significativas na flexibilidade, no desempenho cardiovascular e no tônus muscular.”

Tempo para vocês

“É uma ótima maneira de passarmos algum tempo juntas”, diz Jacqueline Hornor Plumez, PhD. Se você tem problemas de relacionamento com a sua mãe, saiba que os exercícios podem ser mais prazerosos do que uma tarde de silêncio na cafeteria. “Eles dão a vocês algo sobre o que falar que não tem nada a ver com os seus problemas”, explica Plumez.

Paula Caplan, PhD, concorda: “É importante encontrar novos interesses em comum ao invés de ficar remoendo aquele Natal horroroso de quando você tinha 12 anos” e acrescenta: “Quando você pratica atividades físicas, normalmente se sente melhor emocionalmente – e isso também ajuda a melhorar o relacionamento.”

Explorem novos territórios juntas.

Uma ideia é se aventurar a descobrir um novo esporte. Experimente atividades recreativas que não sejam tradicionais, como golfe ou parede de escalada. “Precisa ser divertido”, diz Ransdell. “Façam o que gostam e não o que a sociedade manda. Façam algo para se sentirem vivas.”

Matriculem-se em aulas de ioga ou pilates (algumas academias têm planos familiares). Façam aulas de tênis no clube. Independente do que escolherem, as atividades vão fazer com que se mexam mais e caminhem na direção de uma saúde melhor. Como bônus, vocês ainda motivam uma à outra, o que só tem a contribuir para o relacionamento entre vocês.