Bem-Estar
7 mitos e verdades sobre a obesidade que você provavelmente já ouviu
Publicado 16 de Março, 2022

Entre os principais mitos e verdades sobre a obesidade estão aqueles que dizem que estar acima do pedo é uma escolha e que todas as calorias são iguais. Entender o que é fato ou fake é fundamental para emagrecer de forma saudável e sustentável.

Todo mundo que quer emagrecer ouve vários mitos e verdades sobre a obesidade. A chamada gordofobia é bastante presente. É provável que alguém já tenha dito para você que estar acima do peso é sinônimo de doença ou desleixo. Ou até que essa é uma escolha.

No fundo, você sabe que nem todas as afirmações são verdadeiras. Afinal, se as coisas fossem tão claras, não haveria tantas pessoas com essa condição no mundo. Para se ter uma ideia, o índice de obesos somente no Brasil chega a 26,8%. Em todo o mundo, são mais de 2 bilhões de pessoas com sobrepeso ou acúmulo excessivo de gordura.

Porém, é possível chegar ao peso ideal. Uma das formas de fazer isso é conhecendo os mitos e verdades sobre obesidade e emagrecimento. Isso porque a informação é uma aliada de quem está nessa luta.

Por isso, mostramos agora as 7 principais verdades e mentiras sobre a obesidade. Que tal acompanhar?

1. Quem tem sobrepeso come demais?

Mito

O excesso de peso tem vários fatores de influência. O próprio comportamento da sociedade atual interfere nessa questão. Por exemplo, entre os mitos e verdades sobre obesidade infantil, está o fato de que equipamentos eletrônicos são um fator de risco.

Isso porque as crianças ficam sedentárias e acabam consumindo as chamadas calorias vazias, que são aquelas derivadas de produtos sem nutrientes. Por exemplo, refrigerantes e doces.

De modo geral, os motivos que levam à obesidade são:

  • alimentação incorreta;
  • inatividade física;
  • influência familiar;
  • distúrbios psicológicos;
  • fatores hereditários;
  • fatores hormonais.

Ou seja, é preciso investigar as causas disso para fazer uma verdadeira mudança de estilo de vida. Isso pode ser feito com a ajuda de grupos de apoio, por exemplo.

2. Estar acima do peso é uma escolha

Mito

Esse é um dos mitos sobre a obesidade. Essa é uma doença que afeta bilhões de pessoas no mundo, como já destacamos antes. Ainda assim, pessoas leigas e até profissionais da saúde podem pensar que estar acima do peso é uma escolha. Tanto é que um estudo revelou que 36% dos médicos e 46% dos enfermeiros acreditam nisso.

No entanto, existem vários fatores determinantes para o ganho de peso e a dificuldade de emagrecimento. Ninguém engorda e permanece obeso por escolha, preguiça ou excesso de comida. A mudança de estilo de vida é fundamental. Porém, também pode haver aspectos psicológicos, disfunções endócrinas e outras situações.

3. Comer menos calorias ajuda a emagrecer
Verdade

Você pode ter um estilo de vida ativo, fazer academia e correr todos os dias. Se não cuidar da alimentação, terá dificuldade em perder peso. Por isso, é preciso ingerir menos doces, carboidratos em geral e gorduras.

Existem alguns casos em que disfunções endócrinas, por exemplo, exigem a complementação de remédios. Ainda assim, é indispensável mudar o estilo de vida. Essa é uma das principais verdades sobre obesidade, já que é somente dessa forma que você visa ao longo prazo.

Aqui, vale a pena fazer uma observação: nem sempre é válido comer de 3 em 3 horas. Para muitas pessoas, funciona bem. Para outras, representam apenas calorias a mais, que poderiam ser cortadas.

Por isso, verifique os seus hábitos. Você é daquelas pessoas que comem pouco várias vezes ao dia? Ou prefere sentar para fazer uma refeição completa? Entender o seu comportamento ajuda a definir os melhores horários de alimentação. Nesse processo, vale a pena ter um cardápio personalizado e contar com a ajuda de coaches, que vão auxiliar na disciplina.

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4. Sobrepeso nunca é saudável

Mito

Entre os mitos e fatos sobre a obesidade, é preciso considerar a saúde. Existe uma correlação forte entre acúmulo de gordura e doenças. O excesso de peso leva à hipertensão arterial, disfunções endócrinas, problemas cardíacos e mais.

No entanto, pessoas com sobrepeso ou obesidade podem ter uma vida saudável. Isso porque o fator genético é muito importante nessa contagem. Esse é o caso de quem tem menos gordura visceral. Com isso, desenvolve menos hipertensão, diabetes e dislipidemia (excesso de gordura no sangue).

Esse estudo foi feito pela Sociedade Europeia de Cardiologia e comprovou que há indivíduos metabolicamente saudáveis. Porém, essa não é a regra. Além disso, a perda de peso é importante por diversos fatores, inclusive para a mobilidade.

5. Todas as calorias são iguais

Mito

A redução calórica ajuda a reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC). Mitos e verdades, porém, trazem desconfiança a essa afirmação, já que as informações parecem ser contraditórias. Não são. O que acontece é que alimentos com a mesma quantidade de calorias podem ajudar a emagrecer ou a engordar.

Um exemplo bem claro é o abacate. Em 200 gramas, ele tem 320 calorias. Já a batata frita tem 312 calorias em 100 gramas. Fazendo essa comparação, parece que comer qualquer um dos dois não interfere no resultado. Contudo, não é isso que acontece.

O abacate é uma fruta e oferece vários benefícios. Entre eles, a perda de peso. Isso porque ele aumenta a sensação de saciedade e reduz a carga glicêmica da refeição, que ajuda a acumular gordura. Os óleos desse alimento também reduzem a inflamação nas células.

Por sua vez, a batata frita é bastante prejudicial, porque é uma fritura. Mesmo que você coma uma quantidade menor, ele prejudica a sua saúde. Tanto que 100 gramas desse alimento tem cerca de 14% do valor diário de gordura saturada indicado por pessoa. Por isso, aumenta o LDL, conhecido como colesterol ruim.

Em resumo, apenas diminuir as calorias é uma das mentiras sobre a obesidade. É importante controlar as calorias, mas seguir um cardápio personalizado, sem grandes restrições e que privilegie os alimentos saudáveis é ainda mais. Assim, você alcança a mudança de estilo de vida esperada.

6. É difícil fazer dieta por um longo tempo

Verdade

As dietas da moda podem ajudar a perder peso no curto prazo, mas são difíceis de serem seguidas. Elas não implicam uma mudança de estilo de vida. Por isso, a pessoa volta a engordar logo em seguida.

Inclusive, esse é o chamado efeito sanfona. Ele acontece porque a pessoa não busca uma alimentação saudável, mas sim um caminho mais rápido para reduzir o peso.

Então, o que fazer? O foco deve ser a reeducação alimentar. Essa é a única forma comprovada de perder e manter o peso no longo prazo. Afinal, você não se priva de nenhum alimento. Pode fazer a sua refeição favorita e participar de uma festa, almoço ou happy hour. Tudo depende do equilíbrio. Assim, é possível emagrecer e continuar no mesmo ritmo.

7. Ter uma família envolvida ajuda a emagrecer

Verdade

Seja na obesidade infantil, seja na que envolve a terceira idade ou os adultos, o envolvimento familiar é um grande aliado. É muito difícil se controlar se houver doces, salgadinhos e fast foods dentro de casa. Por isso, todos devem se comprometer com uma alimentação saudável.

Mais do que isso, é interessante que todos façam atividades físicas. Essa é uma forma de haver um incentivo, pelo menos até que uma rotina seja criada. Esse também é o motivo que faz os programas de pontos interessantes para a perda de peso.

Isso porque você compartilha suas experiências com a comunidade e consegue apoio sempre que precisar. Assim, você tem mais chances de emagrecer e chegar ao seu peso ideal.

Conhecendo todos os mitos e verdades sobre a obesidade, você tem mais chances de ter uma vida equilibrada e saudável. Então, que tal começar agora mesmo?

O WW pode auxiliar com um programa de emagrecimento personalizado, pensado por uma equipe multidisciplinar de especialistas.

Aqui a gente respeita a sua história e comemora cada uma de suas conquistas como se fossem as nossas. Acompanhe nosso blog para mais conteúdos sobre saúde!

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