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Mitos e verdades sobre a atividade física
Num mundo onde as máquinas e teorias de emagrecimento milagrosas estão por toda parte, pode ser difícil distinguir fato de ficção.

Existe realmente a melhor hora para fazer exercícios? Levantar pesos vai deixar você musculoso? O músculo realmente vira gordura quando você para de se exercitar? Allan Bolton, consultor científico do Vigilantes do Peso e especialista em saúde e condicionamento físico, derruba alguns dos mitos mais comuns da atividade física.

Mito 1: Exercícios abdominais eliminam a gordura ao redor da cintura 

Os exercícios físicos não levam à redução localizada. Exercitar grupos musculares de regiões específicas do corpo não queima gordura daquela região em especial. Pense nisso: se fosse possível reduzir a gordura localizada por meio de exercício, todas as pessoas que gostam de mascar chiclete teriam rosto magro.

A gordura é eliminada gradualmente de todo o corpo. Apesar de os abdominais não “derreterem” especificamente a gordura abdominal, eles ajudam a fortalecer e enrijecer o músculo sob a gordura, o que vale a pena.

Mito 2: O músculo se transforma em gordura quando você para de se exercitar

Músculo e gordura são tecidos completamente diferentes que não podem se transformar um no outro. Há duas razões principais pelas quais as pessoas acham que o músculo se transforma em gordura quando elas param de se exercitar:
• O músculo fica flácido quando não é utilizado, além de diminuir de tamanho.
• Muitas pessoas param de se exercitar, mas não reajustam a alimentação. Quando você se exercita menos, deve comer menos.

Mito 3: Você tem que se exercitar por 20 minutos para queimar gordura

Errado! Cada um de nós tem um ponto diferente em que o corpo começa a queimar gordura. Parte disso é determinada pela genética, mas tem a ver, principalmente, com o nível de condicionamento, o tempo e a intensidade da atividade física. O que importa no final do dia é que o exercício permite que você queime calorias e, se você queimar mais calorias do que consumir, vai emagrecer. Qualquer exercício físico tem impacto na queima calórica. Então, qualquer movimento que você faça é válido.

Mito 4: O treino de resistência (com pesos) impede a perda de peso 

A musculação é uma grande adição aos exercícios cardiovasculares porque ajuda a manter ou até aumentar massa muscular, acelera o metabolismo e queima gordura. Depois dos 45 anos, uma pessoa normal perde em média 10% de massa muscular a cada década. Isso se deve principalmente ao fato de as pessoas se tornarem mais sedentárias com a idade e, consequentemente, usarem menos os seus músculos.

Além disso, nós perdemos gordura e músculo durante o emagrecimento – principalmente se nos concentrarmos apenas na dieta. Portanto, depender apenas de um plano alimentar sem aumentar o nível de atividades físicas vai causar perda muscular. A musculação pode ajudar você a manter a musculatura enquanto queima gordura, especialmente na parte superior do corpo, que não é muito usada quando se caminha, corre ou anda de bicicleta. A musculação também pode ajudar você a atingir seus objetivos físicos. Se não gosta de frequentar a academia, lembre-se de que, para os seus músculos, levantar os duendes do jardim, tijolos ou mesmo sacos de roupa suja pode ter os mesmos benefícios de fazer exercícios com halteres.

Mito 5: Se você fizer exercícios antes do café da manhã, vai queimar mais calorias

Não há muitas evidências que comprovem essa teoria. De acordo com as últimas orientações sobre atividades físicas da ACSM (Escola Americana de Medicina do Esporte), adultos saudáveis com menos de 65 anos precisam de 30 minutos de atividade de intensidade moderada cinco vezes por semana ou 20 minutos de atividade de alta intensidade três vezes por semana para ficarem saudáveis e reduzirem os riscos de doenças crônicas, independentemente da hora do dia em que pratiquem exercício. De uma perspectiva prática, as manhãs podem ser uma ótima hora, você já garante seus ProPontos Ativos.

Mito 6: Praticar exercícios depois das refeições é melhor do que antes 

Não há certo ou errado aqui. Tanto faz. O importante é não pular refeições e fazer a digestão antes de praticar exercícios. Para uma refeição, isso pode significar de 3 a 4 horas e, para um lanche, de 2 a 3. Algumas pessoas, porém, costumam lanchar pouco antes de praticar seu exercício. Realmente, não há regra.

Mito 7: Pessoas que estão acima do peso devem evitar praticar exercícios 

Errado! Apenas comece devagar. Primeiro, concentre-se em aumentar as atividades diárias. Arrume a sua casa ou escritório de forma que você seja obrigado a se mexer.
Use um pedômetro para contar os passos que dá ao longo do dia. Anote os passos que dá diariamente durante sete dias consecutivos e depois calcule a média. Use a média como base e aumente gradualmente a sua meta diária de passos de 5% a 10% por semana.
Por exemplo, se a sua média diária atual for de 3.000 passos, a meta para a próxima semana será de 3.300 passos por dia, e de 3.630 diários na semana seguinte.